Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G172: Fornecer um mecanismo para remover toda a justificação do texto

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma versão da página que não esteja totalmente justificada (alinhada às margens esquerda e direita).

Podem existir circunstâncias em que, por motivos de disposição, um autor pode pretender ter o texto totalmente justificado. Nesses casos, é suficiente fornecer uma funcionalidade que remova a justificação do texto. O controlo deve ser colocado no início da página para facilitar a sua localização e acesso.

Nota: Esta técnica pode ser utilizada em conjunto com uma técnica de mudança de estilo para apresentar uma página que seja uma versão alternativa em conformidade para conteúdo que não esteja em conformidade. Para mais informações, consulte C29: Utilizar um comutador de estilo para fornecer uma versão alternativa em conformidade (CSS) e Noções sobre Versões Alternativas em Conformidade .

Exemplos

Exemplo 1

Um romance clássico online encontra-se num sítio da Web que tenta reproduzir o aspecto da obra originalmente publicada, o que inclui o texto totalmente justificado. É fornecido um botão no topo da página intitulado "remover toda a justificação" e é utilizada uma técnica de mudança de estilo para trocar a folha de estilo. A nova folha de estilo alinha o texto apenas à esquerda.

Testes

Procedimento

  1. Abra uma página totalmente justificada.

  2. Verifique se existe uma funcionalidade para remover toda a justificação.

  3. Verifique se a funcionalidade remove toda a justificação.

Resultados Esperados