Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G171: Tocar sons apenas a pedido do utilizador

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que possam reproduzir som.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é permitir que um utilizador controle a utilização dos sons no conteúdo da Web. As pessoas que utilizam um leitor de ecrã podem achar muito difícil e confuso ouvir o leitor de ecrã se o conteúdo da Web também reproduzir sons. Fornecer uma forma de reproduzir sons apenas a pedido dará ao utilizador o controlo necessário para ouvir quaisquer sons ou outro áudio sem interferir com os sons provenientes de um leitor de ecrã.

Exemplos

Exemplo 1

Uma página Web de uma associação de preservação de baleias cinzentas tem um som de fundo em loop do canto das baleias e também tem sons dos salpicos da água. Os sons não começam a tocar automaticamente, em vez disso, o conteúdo da Web fornece um link no topo da página para permitir ao utilizador iniciar os sons manualmente. O botão intitula-se "Ligar os sons" e depois de o utilizador o pressionar, os sons começam a tocar. Em seguida, é apresentada ao utilizador uma opção que permite "Desligar os sons".

Exemplo 2

É fornecido um link para um ficheiro de áudio que inclui os sons das baleias cinzentas. O texto do link indica: "Ouvir o canto da baleia cinzenta (mp3)".

Testes

Procedimento

  1. Carregue uma página Web que saiba que inclui sons que tocam durante 3 segundos ou mais.

  2. Verifique se não são reproduzidos sons automaticamente.

  3. Verifique se existe uma forma de o utilizador iniciar os sons manualmente.

Resultados Esperados