Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G170: Fornecer um controlo junto do início da página Web que desligue os sons que tocam automaticamente

Aplicabilidade

Todas as tecnologias onde o som possa ser reproduzido automaticamente.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é permitir ao utilizador desligar sons que tocam automaticamente quando uma página é carregada. O controlo para desligar os sons deve estar localizado no início da página para permitir que os utilizadores o encontrem fácil e rapidamente. Isto é útil para as pessoas que utilizam tecnologias de apoio (tais como leitores de ecrã, ampliadores de ecrã, mecanismos de comutação, etc.) e para quem não as utiliza (tais como pessoas com incapacidades cognitivas, de aprendizagem e de linguagem).

Nesta técnica, um autor inclui um controlo que permite aos utilizadores desligar todos os sons que tocam automaticamente. O controlo deve ser operável por teclado, localizar-se no início do separador e da ordem de leitura e estar claramente identificado para indicar que permite desligar os sons que estão a tocar.

Exemplos

Exemplo 1

Uma página Web inclui uma apresentação em multimédia baseada no tempo que inclui uma faixa de áudio, bem como um vídeo animado que descreve como reparar um cortador de relva. A página inclui 2 botões intitulados "Colocar em Pausa" e "Parar", que permitem ao utilizador controlar a reprodução da multimédia baseada no tempo.

Exemplo 2

Uma página Web inclui um breve filme. A página inclui um botão intitulado "Colocar o filme em pausa", que permite ao utilizador colocar o filme em pausa.

Exemplo 3

Uma página Web inclui uma apresentação em Flash que inclui vídeo e áudio. A página inclui um botão intitulado "Desligar a multimédia", que permite ao utilizador parar a reprodução do vídeo e do áudio.

Testes

Procedimento

  1. Carregue uma página Web.

  2. Verifique se existem música ou sons que iniciam automaticamente.

  3. Verifique se é fornecido um controlo no início da página que permita ao utilizador desligar os sons.

Resultados Esperados