Técnicas para as WCAG 2.0

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G168: Solicitar a confirmação para prosseguir com a acção seleccionada

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Esta técnica permite confirmar com o utilizador se a acção seleccionada foi intencional. Utilize esta técnica em situações em que a acção não pode ser anulada depois de ter sido concluída. Isto irá evitar que os utilizadores submetam um formulário ou eliminem dados por engano.

Por exemplo, isto pode ocorrer quando o utilizador está à espera que sejam apresentados os botões "submeter" e "cancelar" numa ordem contrária à que é apresentada e selecciona um botão muito rapidamente sem reparar na ordem. A apresentação de um pedido de confirmação ao utilizador permite-lhe detectar o erro e impedir a submissão dos dados ou a perda dos dados introduzidos.

O pedido de confirmação deve informar o utilizador da acção seleccionada e das consequências de prosseguir com a acção.

Exemplos

Exemplo 1: Viagem de avião

Um sítio da Web de viagens online permite aos utilizadores criar itinerários de viagem que reservam lugares com diferentes companhias aéreas. Os utilizadores podem procurar, emendar e cancelar os seus itinerários actuais. Se o utilizador tiver de cancelar os seus planos de viagem, basta localizar o itinerário na página Web e eliminá-lo da sua lista de itinerários actuais. Esta acção resulta no cancelamento das suas reservas e não é reversível. O utilizador é informado de que a acção seleccionada irá cancelar as suas reservas actuais e que pode não ser possível fazer uma reserva semelhante nos mesmos voos depois de esta acção ser executada. É pedido ao utilizador para confirmar ou cancelar a eliminação do itinerário.

Exemplo 2: Webmail

Uma aplicação Webmail armazena uma mensagem de e-mail de um utilizador num servidor, de modo a poder ser acedida a partir de qualquer local na Internet. Quando um utilizador elimina uma mensagem de e-mail, esta é movida para uma pasta "lixo", a partir da qual pode ser recuperada se tiver sido eliminada por engano. Existe um comando "esvaziar lixo" para eliminar as mensagens na pasta "lixo" a partir do servidor. Depois de esvaziada a pasta "lixo", as mensagens já não podem ser recuperadas. Antes de esvaziar a pasta "lixo", é pedido ao utilizador para confirmar ou cancelar a eliminação do e-mail na pasta "lixo".

Exemplo 3: Um teste online

É utilizado um formulário para recolher respostas para um teste. Quando os botões "submeter" ou "repor" são seleccionados, é apresentada uma página Web ao utilizador que o informa da sua escolha e solicita a confirmação para prosseguir. Exemplo 1: "Seleccionou repor o formulário. Essa acção irá eliminar todos os dados anteriormente introduzidos e não submeterá quaisquer respostas. Pretende repor o formulário? [botão sim] [botão não]" Exemplo 2: "Seleccionou submeter o formulário. Essa acção irá submeter os dados introduzidos como as respostas finais e não podem ser alterados. Pretende submeter o formulário? [botão sim] [botão não]"

Exemplo 4: Vender acções

Um sítio da Web de corretagem permite aos utilizadores comprar e vender acções e outros valores. Se o utilizador efectuar uma transacção durante as horas em que a bolsa de valores estiver aberta, é apresentada uma caixa de diálogo a informar que a transacção é imediata e irreversível, e inclui os botões "continuar" e "cancelar".

Testes

Procedimento

  1. Inicie a acção que não pode ser anulada ou alterada.

  2. Verifique se é apresentado um pedido para confirmar a acção seleccionada.

  3. Verifique se a acção pode ser confirmada e cancelada.

Resultados Esperados