Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G165: Utilizar o indicador de foco predefinido para a plataforma para que os indicadores de foco predefinidos de alta visibilidade se mantenham

Aplicabilidade

Tecnologias que incluam elementos que possam receber foco.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Os sistemas operativos têm um indicador de foco nativo, que está disponível em vários agentes de utilizador. A apresentação predefinida do indicador de foco nem sempre está altamente visível e pode ainda ser difícil de ver quando está sobre determinados fundos. Contudo, várias plataformas permitem ao utilizador personalizar a apresentação deste indicador de foco. A tecnologia de apoio também pode alterar o aspecto do indicador de foco nativo. Se utilizar o indicador de foco nativo, todas as definições ao nível do sistema para a visibilidade serão transportadas para a página Web. Se desenhar o seu próprio indicador de foco, por exemplo, colorindo secções da página em resposta à acção do utilizador, estas definições não serão aplicadas, e a TA não conseguirá encontrar o seu indicador de foco.

Exemplos

Exemplo 1

O indicador de foco predefinido no Microsoft Windows é uma linha preta tracejada de um pixel à volta do elemento que recebe o foco. Numa página com um fundo escuro, pode ser muito difícil de ver. O criador da página utiliza a predefinição e o utilizador personaliza-a no Windows para torná-la mais clara.

Exemplo 2

Em HTML, os links e os elementos de formulário podem receber o foco por predefinição. Além disso, qualquer elemento com um atributo tabindex >= 0 pode receber foco. Ambos os tipos de elementos que podem receber o foco utilizam o indicador de foco do sistema e irão detectar as alterações da plataforma no estilo do indicador de foco.

Testes

Procedimento

  1. Utilize as funcionalidades da sua plataforma para personalizar o aspecto do indicador de foco.

  2. Utilize a tecla de tabulação para percorrer a página, tomando atenção ao caminho do foco.

  3. Verifique se o indicador de foco para cada controlo está visível.

Resultados Esperados