Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G163: Utilizar sinais diacríticos normais que podem ser desactivados

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer aos utilizadores um mecanismo para activar e desactivar os sinais diacríticos normais.

Muitos idiomas utilizam sinais diacríticos ou a diacrítica para indicar a pronúncia das palavras ou para ajudar a distinguir entre palavras. Alguns idiomas podem utilizar a diacrítica para indicar vogais, duplas consoantes, a ausência de uma vogal ou consoante, ou para outras finalidades. Embora o texto possa ser legível sem essa diacrítica, adicioná-la pode melhorar a legibilidade.

Exemplos

Exemplo 1

Uma página Web em havaiano mostra todos os sinais diacríticos, por predefinição, e fornece links que permitem aos utilizadores seleccionar o nível de apresentação dos sinais diacríticos:

O utilizador selecciona o nível preferido, e esta preferência é armazenada numa cookie de sessão. Todas as páginas subsequentes durante essa mesma sessão têm acesso à cookie, e mostram ou ocultam os sinais diacríticos de acordo com o nível seleccionado.

No lado do servidor, o conteúdo é armazenado com todos os sinais diacríticos. Se um utilizador preferir menos sinais diacríticos, ou nenhuns, estes serão substituídos ou removidos conforme pretendido por uma função do lado do servidor antes de a resposta ser enviada.

Consulte o exemplo em Idioma havaiano online (página em inglês).

Testes

Procedimento

Para qualquer página num idioma humano que utilize sinais diacríticos para distinguir os significados:

  1. Verifique se a versão predefinida do conteúdo utiliza sinais diacríticos.

  2. Verifique se existe um mecanismo para activar ou desactivar os sinais diacríticos.

  3. Verifique se a utilização de um mecanismo para desactivar os sinais diacríticos resulta em conteúdo que não mostra sinais diacríticos.

  4. Verifique se a utilização de um mecanismo para activar os sinais diacríticos resulta em conteúdo que mostra sinais diacríticos.

Resultados Esperados