Técnicas para as WCAG 2.0

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G161: Fornecer uma função de procura para ajudar os utilizadores a encontrar o conteúdo

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que incluam formulários.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Fornecer uma função de procura que procura páginas Web é uma estratégia de concepção que oferece aos utilizadores uma forma de encontrar conteúdo. Os utilizadores podem localizar conteúdo, procurando palavras ou frases específicas, sem necessitarem de compreender ou de navegar através da estrutura do sítio da Web. Esta pode ser uma forma mais rápida e fácil de encontrar conteúdo, especialmente em sítios da Web de grandes dimensões.

Algumas empresas de pesquisa oferecem acesso gratuito nos sítios da Web às suas aplicações de procura. Existem motores de busca disponíveis que podem ser instalados no seu servidor. Algumas empresas de alojamento Web oferecem scripts de procura que os clientes podem incluir nas suas páginas Web. A maioria dos serviços também oferece versões pagas das suas ferramentas com funcionalidades mais avançadas.

A implementação de uma função de procura que irá verificar a ortografia dos termos, incluir diferentes terminações para os termos (radicais) e permitir a utilização de terminologia diferente (sinónimos) irá aumentar ainda mais a acessibilidade da função de procura.

A funcionalidade de procura é adicionada incluindo um simples formulário na página Web, normalmente um campo de texto para o termo da procura e um botão para accionar a procura, ou adicionando um link para uma página que inclua um formulário de procura. O próprio formulário de procura tem de estar, obviamente, acessível.

As técnicas que são utilizadas para optimizar os resultados do motor de busca para procuras externas também suportam motores de busca internos e tornam-nos mais eficazes: utilizam palavras-chave, META tags e uma estrutura de navegação acessível. Os sítios da Web de procura fornecem orientação sobre como criar conteúdo optimizado para procura, por exemplo Directrizes da Microsoft para uma boa indexação (página em inglês), Criar um sítio da Web de fácil utilização no Google (página em inglês)e Directrizes de Qualidade de Procura de Conteúdo Yahoo! (página em inglês).

Exemplos

Exemplo 1: Um Sítio da Web de Compras

Um sítio da Web de compras organiza os seus produtos em diferentes categorias, tais como roupa de senhora, roupa de homem e roupa de criança. Estas têm subcategorias, tais como tops, calças, sapatos e acessórios. Cada página também inclui um formulário de procura. Os utilizadores podem introduzir o número do produto ou a descrição do produto no campo de procura e aceder directamente a esse produto, em vez de terem de navegar pelas categorias do produto para o encontrar.

Exemplo 2: Um Centro de Ajuda

Um Centro de Ajuda inclui milhares de páginas de informações de Ajuda sobre os produtos de uma empresa. Um formulário de procura permite aos utilizadores procurar apenas nas páginas do Centro de Ajuda para encontrar artigos que incluam os termos da procura.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se a página Web contém um formulário de procura ou um link para uma página de procura.

  2. No formulário de procura, introduza texto que exista no conjunto de páginas Web.

  3. Active a procura.

  4. Verifique se o utilizador é conduzido até uma página que inclua o termo da procura.

  5. Verifique se o utilizador é conduzido até uma página que inclua uma lista de links para páginas que incluam o termo da procura.

Resultados Esperados