Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G159: Fornecer uma alternativa para multimédia baseada no tempo para conteúdo composto por apenas vídeo

Aplicabilidade

Técnica geral. Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é fornecer uma forma alternativa acessível de apresentar as informações numa apresentação composta por apenas vídeo.

Numa apresentação composta por apenas vídeo, as informações são apresentadas de várias formas, incluindo animação, texto ou gráficos, cenário, acções e expressões das pessoas, animais, etc. Para apresentar as mesmas informações de uma forma acessível, esta técnica implica a criação de um documento que conte a mesma história e apresente as mesmas informações do conteúdo composto por apenas vídeo pré-gravado. Nesta técnica, o documento funciona como descrição extensa do conteúdo e inclui todas as informações importantes, bem como descrições do cenário, das acções, expressões, etc., que fazem parte da apresentação.

Se tiver sido utilizado um guião para o conteúdo composto por apenas vídeo, este pode ser um bom começo. Contudo, na produção e edição, a versão final varia muitas vezes, nalguns aspectos, do guião. Para utilizar o guião, este teria de ser corrigido para corresponder à forma editada final da apresentação composta por apenas vídeo.

Exemplos

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Visualize o conteúdo composto por apenas vídeo enquanto consulta a alternativa para multimédia baseada no tempo.

  2. Verifique se as informações da transcrição são as mesmas da apresentação composta por apenas vídeo.

  3. Se o vídeo incluir várias pessoas ou personagens, verifique se a transcrição identifica que pessoa ou personagem estão associadas a que acção descrita.

  4. Verifique se, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

    1. A própria transcrição pode ser determinada de forma programática a partir da alternativa em texto para o conteúdo composto por apenas vídeo.

    2. A transcrição é consultada a partir da alternativa em texto determinada de forma programática para o conteúdo composto por apenas vídeo.

    3. Se as versões alternativas estiverem numa página separada, verifique se existem links disponíveis para permitir ao utilizador aceder às outras versões.

Resultados Esperados