Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G158: Fornecer uma alternativa para multimédia baseada no tempo para conteúdo composto por apenas áudio

Aplicabilidade

Técnica geral. Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é fornecer uma forma alternativa acessível de apresentar as informações numa apresentação composta por apenas áudio.

Numa apresentação composta por apenas áudio, as informações são apresentadas de várias formas, incluindo diálogo e sons (tanto verdadeiros como artificiais). Para apresentar as mesmas informações de uma forma acessível, esta técnica implica a criação de um documento que conte a mesma história e apresente as mesmas informações do conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado. Nesta técnica, o documento funciona como descrição extensa do conteúdo e inclui todos os diálogos importantes, bem como descrições dos sons de fundo, etc., que fazem parte da história.

Se tiver sido utilizado um script verdadeiro para criar o conteúdo composto por apenas áudio, este pode ser um bom começo. Contudo, na produção e edição, o conteúdo varia, nalguns aspectos, do script. Para esta técnica, o script original teria de ser corrigido para fazer corresponder o diálogo ao que realmente acontece no formato editado final da apresentação do áudio.

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Visualize o conteúdo composto por apenas áudio enquanto consulta a alternativa para multimédia baseada no tempo.

  2. Verifique se o diálogo na transcrição corresponde ao diálogo e informações apresentados na apresentação composta por apenas áudio.

  3. Se o áudio incluir várias vozes, verifique se a transcrição identifica quem está a falar durante todo o diálogo.

  4. Verifique se, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

    1. A própria transcrição pode ser determinada de forma programática a partir da alternativa em texto para o conteúdo composto por apenas áudio.

    2. A transcrição é consultada a partir da alternativa em texto determinada de forma programática para o conteúdo composto por apenas áudio.

  5. Se as versões alternativas estiverem numa página separada, verifique se existem links disponíveis para permitir ao utilizador aceder às outras versões.

Resultados Esperados