Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G156: Utilizar uma tecnologia que disponha de agentes de utilizador normalmente disponíveis que possam alterar o primeiro plano e o fundo dos blocos de texto

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Notas de Apoio para o Agente de Utilizador e para a Tecnologia de Apoio

A maioria dos browsers permite ao utilizador mudar as definições de cor para substituir os esquemas de cor HTML e CSS do autor da Web. Isto inclui IE, todas as versões do Firefox, Mozilla e Opera a partir da versão 6.

Quando as cores especificadas são substituídas no Firefox e Netscape, a maioria dos menus pendentes e das caixas de pop-up Javascript tornam-se inutilizáveis. As caixas de pop-up ficam com um fundo transparente, sobrepondo o texto da caixa ao texto da página, e os menus pendentes ficam transparentes ou com um fundo cinzento-escuro.

O IE 6 não irá substituir cores de fundo no browser, a menos que também tenha sido escolhida a mesma cor de fundo nas definições do sistema.

Descrição

Algumas pessoas com incapacidades cognitivas necessitam de combinações de cores específicas do texto em primeiro plano e do fundo para os ajudar a compreender correctamente os conteúdos da página Web. Os browsers mais conhecidos fornecem a opção de alterar globalmente as definições de cor do browser. Neste caso, as cores seleccionadas pelo utilizador substituem as cores de primeiro plano e de fundo especificadas pelo autor da Web.

Para cumprir este critério de sucesso, o autor da Web irá conceber a página de modo a funcionar com browsers que tenham estes controlos, e o autor não os irá substituir.

Tenha em atenção que a substituição das cores de primeiro plano e de fundo de todo o texto numa página pode ocultar sinais de aviso visuais referentes à distribuição e organização da página Web, dificultando a sua compreensão e utilização. Esta técnica pode não ser apropriada quando são utilizadas cores de fundo para delinear áreas da página. Esta técnica pode ser apropriada para tecnologias e agentes de utilizador que não alteram as cores das margens quando as cores de fundo são substituídas. Se forem utilizadas cores de fundo para delinear áreas da página, pode ser utilizado "C23: Especificar o texto e as cores de fundo do conteúdo secundário, tais como faixas, funcionalidades e navegação em CSS e não especificar texto e cores de fundo do conteúdo principal (CSS) " para permitir ao utilizador controlar as cores do texto principal, mantendo ao mesmo tempo a estrutura visual da página Web.

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Abra a página Web num browser que permita aos utilizadores alterar as cores do conteúdo HTML.

  2. Altere as cores de primeiro plano e de fundo nas definições do browser para serem diferentes das especificadas no conteúdo.

  3. Regresse à página e verifique se as novas cores de primeiro plano e de fundo especificadas no browser substituem as cores especificadas no conteúdo.

Resultados Esperados