Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G155: Fornecer uma caixa de verificação para além de um botão "Submeter"

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma caixa de verificação que os utilizadores têm de seleccionar para indicar que reviram os dados e que estes estão prontos para serem submetidos. Isto é importante quando a natureza da transacção é tal que pode não ser reversível se forem posteriormente detectados erros de entrada de dados, ou se o resultado de uma acção for a eliminação desses dados. O autor fornece uma caixa de verificação que não está seleccionada quando a página é carregada, que inclui uma etiqueta a indicar "Confirmo que os dados estão correctos e prontos para serem submetidos" ou "Confirmo que pretendo eliminar estes dados". A caixa de verificação deve estar junto ao botão Submeter para o utilizador poder vê-la durante o processo de submissão. Se a caixa de verificação não estiver seleccionada quando o formulário for submetido, os dados são rejeitados e é pedido ao utilizador que os reveja, seleccione a caixa de verificação e volte a submetê-los. Os dados só serão aceites e a transacção processada se a caixa de verificação estiver seleccionada.

Esta caixa de verificação ajuda a proteger contra as consequências de uma submissão acidental do formulário, e também serve para pedir ao utilizador que se certifique de que introduziu os dados correctamente. Isto é mais seguro do que simplesmente colocar uma etiqueta no botão Submeter a indicar "Os dados estão correctos. Submeter". Fornecer a caixa de verificação como um controlo separado do botão Submeter obriga o utilizador a verificar novamente, uma vez que tem de seleccionar a caixa de verificação e activar o botão Submeter para que a transacção possa prosseguir. Assim, este é um mecanismo para rever, confirmar e corrigir as informações antes de concluir a submissão.

Nota: Quando os utilizadores submetem as informações sem seleccionar a caixa de verificação, não devem perder as informações introduzidas quando regressarem ao formulário para voltarem a submetê-lo.

Exemplos

Testes

Procedimento

Para páginas de entrada de dados por parte do utilizador que originam transacções irreversíveis:

  1. Verifique se, além do botão Submeter, é fornecida uma caixa de verificação a indicar a confirmação dos dados ou da acção por parte do utilizador.

  2. Verifique se, no caso de a caixa de verificação não estar seleccionada quando o formulário é submetido, os dados são rejeitados e é pedido ao utilizador que reveja os dados, seleccione a caixa de verificação e volte a submetê-los.

Resultados Esperados