Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G152: Definir imagens gif animadas para deixar de estar em modo intermitente após n ciclos (em menos de 5 segundos)

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia que suporte imagens gif animadas (GIF89a).

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que as imagens gif animadas deixam de estar em modo intermitente em menos de cinco segundos. Existem três aspectos da concepção das imagens gif animadas que funcionam em conjunto para determinar o período de tempo em que a imagem está em modo intermitente (ou, de outra forma, em modo de animação):

Simplificando, a duração da animação corresponde ao número de frames vezes a velocidade dos frames vezes o número de repetições. Por exemplo, uma imagem simples em modo intermitente com 2 frames, uma velocidade de frames de 0,5 segundos e 3 repetições terá uma duração de (2 x 0,5 x 3) segundos, ou exactamente 3 segundos.

Muitas imagens gif animadas têm uma velocidade de frames constante, i.e., o período de tempo em que cada frame é apresentado é o mesmo. Contudo, é possível definir uma velocidade de frames diferente para cada frame, para permitir que determinados frames sejam apresentados durante mais tempo do que outros. Neste caso, a duração da animação corresponde à soma das velocidades dos frames vezes o número de repetições. Por exemplo, uma imagem simples com dois frames, sendo que o primeiro é apresentado durante 0,75 segundos e o segundo durante 0,25 segundos, e três repetições terá uma duração de ((0,75 + 0,25) x 3) segundos, ou exactamente 3 segundos.

Para uma imagem deixar de estar em modo intermitente em menos de cinco segundos, uma das três variáveis tem de ser ajustada. Geralmente, define-se o número de repetições para cinco segundos divididos pelo resultado do número de frames vezes a velocidade dos frames (ou pela soma da velocidade dos frames). Limite este número até ao número inteiro mais próximo, não arredonde para o número inteiro seguinte, para garantir que a imagem irá parar em menos de cinco segundos.

Mesmo que uma só repetição resulte em mais de cinco segundos de animação, tem de ser ajustado um dos restantes factores. Reduza o número de frames da imagem ou aumente a velocidades dos frames. Tenha cuidado ao aumentar a velocidade dos frames para que a imagem resultante não falhe o requisito de não exceder os limites de flash universal ou flash vermelho; é muito importante ter isto em atenção, especialmente para imagens grandes.

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Apresente uma imagem gif animada e cronometre o respectivo tempo de duração.

  2. Em alternativa, utilize um editor de imagens para determinar o número de frames, a velocidade dos frames e o número de repetições. Calcule o resultado do número de frames vezes a velocidade dos frames vezes o número de repetições. Se a velocidade dos frames não for uniforme, calcule o resultado da soma da velocidade dos frames vezes o número de repetições.

  3. Utilizando qualquer um dos métodos, a duração da animação deve ser inferior ou igual a 5 segundos.

Resultados Esperados