Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G142: Utilizar uma tecnologia que disponha de agentes de utilizador normalmente disponíveis que suportem zoom (ampliar/reduzir)

Aplicabilidade

Todas as tecnologias com capacidade de zoom (ampliar/reduzir) fornecida pelo agente de utilizador.

Esta técnica está relacionada com:

Notas de Apoio para o Agente de Utilizador e para a Tecnologia de Apoio

A funcionalidade de Zoom (ampliar/reduzir) no IE 7.0 nem sempre ajusta de forma uniforme quando é utilizado o posicionamento absoluto e a página tiver sido ajustada para um tamanho mais pequeno. O Microsoft Internet Explorer 7.0 suporta alterações de Zoom (ampliar/reduzir) e de Tamanho de Texto para tipos de letra definidos com %, picas ou tamanhos identificados.

O Opera 9 suporta Zoom (ampliar/reduzir).

O Firefox 2 e inferior suportam apenas alterações de tamanho de texto, mas podem alterar o tamanho dos tipos de letra pt e px, bem como %, picas e tamanhos identificados.

O Firefox 3 suporta alterações de zoom (ampliar/reduzir) e de tamanho de texto.

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que o conteúdo possa ser ajustado de forma uniforme, utilizando uma tecnologia Web suportada por agentes de utilizador que alteram o tamanho do texto através de uma ferramenta de Zoom (ampliar/reduzir).

O conteúdo criado em tecnologias que são suportadas por agentes de utilizador que podem ajustar o conteúdo de forma uniforme (ou seja, ampliar/reduzir o conteúdo) cumpre este Critério de Sucesso. Uma vez que esta técnica depende completamente da funcionalidade do agente de utilizador, é essencial efectuar testes com uma vasta variedade de agentes de utilizador.

Esta técnica exige que a função de zoom (ampliar/reduzir) preserve todas as relações de espaço na página e que toda a funcionalidade continue disponível.

Exemplos

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Visualize o conteúdo num agente de utilizador.

  2. Amplie o conteúdo para 200%.

  3. Verifique se todo o conteúdo e toda a funcionalidade estão disponíveis.

Resultados Esperados