Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G140: Separar a informação e a estrutura da apresentação para permitir diferentes apresentações

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é facilitar a interacção da tecnologia de apoio com o conteúdo, separando de forma lógica a codificação da estrutura da codificação da apresentação do conteúdo. A codificação da estrutura é a indicação dos elementos, tais como cabeçalhos, parágrafos, listas, tabelas, etc., e é efectuada utilizando funcionalidades da tecnologia reservadas para essa finalidade. Por contraste, a codificação da apresentação é a indicação dos efeitos de formatação, tais como tipo de letra, cor, tamanho, posição, margens, etc., e é igualmente suportada por funcionalidades da tecnologia.

Enquanto as funcionalidades da apresentação implicam visualmente a estrutura - os utilizadores podem determinar cabeçalhos, parágrafos, listas, etc. a partir das convenções de formatação utilizadas - estas funcionalidades não codificam a estrutura claramente o suficiente para a tecnologia de apoio interagir com a página de forma eficaz. Fornecer uma estrutura, uma funcionalidade e camadas de apresentação separadas permite à semântica sugerida pela formatação tornar-se determinada de forma programática através da camada da estrutura.

Seguir esta técnica permite aos agentes de utilizador:

Exemplos

Exemplo 1: HTML com CSS

Um documento HTML utiliza as funcionalidades da estrutura de HTML, tais como parágrafos, listas, cabeçalhos, etc., e evita funcionalidades de apresentação, tais como alterações de tipo de letra, sugestões de disposição, etc. O CSS é utilizado para formatar o documento com base nas respectivas propriedades de estrutura. Os atributos "class" bem trabalhados em HTML aumentam a semântica da marcação estrutural, se for necessário para permitir uma formação mais flexível com o CSS. As tecnologias de apoio podem substituir ou aumentar o CSS para modificar a apresentação ou ignorar o CSS e interagir directamente com a codificação da estrutura.

Exemplo 2: PDF com marcas

Um documento PDF consiste, essencialmente, no conteúdo incorporado nas informações de formatação. As informações sobre a estrutura são fornecidas numa secção separada do documento utilizando marcas tipo XML; a isto chama-se "PDF com marcas". As informações nestas etiquetas podem ser utilizadas pelas tecnologias de apoio para adaptar a apresentação ou compreender a estrutura sugerida pela apresentação.

Testes

Procedimento

  1. Verifique a codificação de um documento.

  2. Verifique se as informações sobre a estrutura e a funcionalidade são explicitamente fornecidas e separadas de forma lógica das informações sobre a apresentação.

Resultados Esperados