Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G139: Criar um mecanismo que permita aos utilizadores passarem directamente para os erros

Aplicabilidade

Conteúdo que aceite entrada de dados por parte do utilizador, com restrições no formato, valor e/ou tipo de dados.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é ajudar os utilizadores a encontrar erros de entrada, em que as informações fornecidas pelo utilizador não foram aceites. Isto inclui campos com informações obrigatórias em falta e campos com informações incorrectas. Quando os utilizadores introduzem dados que são verificados, e são detectados erros de entrada, é fornecido um link para esse erro para que o utilizador não tenha de procurá-lo. Uma abordagem é utilizar validação do lado do servidor, apresentar novamente o formulário (incluindo todos os dados anteriormente introduzidos), e colocar uma descrição do texto no topo da página a indicar que existiu um erro de entrada, a descrever a natureza do problema e a fornecer um link para o(s) campo(s) com o problema.

Exemplos

Exemplo 1: Verificação de erros do lado do servidor

O utilizador introduz dados inválidos no campo de um formulário e submete o formulário. O servidor devolve o formulário, com os dados do utilizador ainda presentes, e indica claramente no texto no topo da página que não foram aceites. O texto descreve a natureza do(s) erro(s) e fornece um link para o campo com o problema, de modo a que o utilizador possa navegar facilmente até ao mesmo e corrigir o problema.

Exemplo 2: Verificação de erros do lado do cliente com uma janela de pop-up

O utilizador introduz dados inválidos no campo de um formulário e tenta submeter o formulário. O scripting do lado do cliente detecta o erro, cancela a submissão e modifica o documento para fornecer uma mensagem de texto a descrever o erro, com links para o(s) campo(s) com o erro. O script também modifica as etiquetas dos campos com os problemas para os realçar.

Exemplo 3: Verificação de erros do lado do cliente sem janela de pop-up

Quando o utilizador submete o formulário, em vez de o conduzir a uma nova página, um script coloca automaticamente o foco num link de texto que indica "Ocorreram erros". O link conduz ao primeiro item de uma lista ordenada de mensagens de erro descritivas. Cada item de lista é um link para o controlo onde ocorreu o erro. E o erro inclui um link que permite voltar à lista ordenada de mensagens de erro descritivas. O processo é repetido conforme necessário.

Testes

Procedimento

  1. Preencha um formulário, deixando deliberadamente um campo obrigatório em branco, crie um erro de entrada noutro campo e submeta o formulário.

  2. Verifique se é fornecida uma mensagem de texto a identificar o campo onde faltam dados obrigatórios.

  3. Verifique se é fornecida uma mensagem de texto a identificar o campo com o erro de entrada.

  4. Verifique se existe um link para cada campo onde faltam dados obrigatórios a partir da mensagem de dados em falta.

  5. Verifique se existe um link para a lista de erros a partir da mensagem de erro.

Nota: O Critério de Sucesso 3.3.2 exige que, se for detectado um erro de entrada e se forem conhecidas sugestões de correcção que possam ser fornecidas sem comprometer a segurança ou finalidade do conteúdo, as sugestões sejam fornecidas ao utilizador.

Resultados Esperados