Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G138: Utilizar a marcação semântica sempre que forem utilizados sinais de aviso a cores

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que suportem cor e texto.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é combinar cores e marcação semântica para transmitir informações. A maioria dos utilizadores consegue pesquisar rapidamente o conteúdo para localizar informações transmitidas mediante utilização de cores. Para os utilizadores que não conseguem distinguir as cores, a marcação semântica pode fornecer um tipo diferente de sinal de aviso. Os agentes de utilizador podem assim tornar este tipo de estrutura perceptível ao utilizador, por exemplo, utilizando uma apresentação visual diferente para diferentes tipos de estruturas ou utilizando uma voz ou grau de inclinação diferentes numa apresentação em auditório.

A maioria dos agentes de utilizador irão distinguir visualmente o texto que foi identificado utilizando a marcação semântica. Algumas tecnologias de apoio fornecem um mecanismo para determinar as características do conteúdo que foi criado utilizando a marcação semântica adequada.

Exemplos

Exemplo 1: Cores e realce forte para os campos de formulário obrigatórios

Um formulário HTML contém vários campos obrigatórios. As etiquetas para os campos obrigatórios são apresentadas a vermelho. Além disso, o texto de cada etiqueta está marcado com o elemento STRONG para um realce mais forte. As instruções para preencher o formulário indicam que "todos os campos obrigatórios são apresentados a vermelho e estão realçados", e são seguidas de um exemplo.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

Para qualquer conteúdo em que são utilizadas cores diferentes para transmitir informações:

  1. Verifique se as mesmas informações estão disponíveis através de marcação semântica.

Resultados Esperados