Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G136: Fornecer um link no início de uma página Web que não esteja em conformidade que aponte para uma versão alternativa em conformidade

Aplicabilidade

O conteúdo principal não está conformidade com as WCAG, mas existem versões alternativas que estão em conformidade com as WCAG. Esta técnica só pode ser utilizada se uma tecnologia tornar possível a criação de um link acessível para uma versão alternativa.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é permitir aos utilizadores aceder ao conteúdo alternativo que está em conformidade com as WCAG, se o conteúdo principal ou o conteúdo predefinido que os utilizadores encontram quando visitam um determinado URI não estiverem em conformidade. A página alternativa, ou a versão alternativa em conformidade, pode fazer alguns compromissos de concepção e funcionalidade de modo a alcançar a conformidade, mas tem de cumprir os requisitos descritos na definição, de modo a ser uma versão alternativa em conformidade. A definição de "versão alternativa em conformidade" é:

versão alternativa em conformidade

versão que

  1. está em conformidade com o nível designado,

  2. fornece as mesmas informações e a funcionalidade no mesmo idioma humano,

  3. está tão actualizada como o conteúdo que não está em conformidade, e

  4. para a qual, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

    1. é possível aceder à versão em conformidade a partir da página que não está em conformidade, através de um mecanismo suportado por acessibilidade, ou

    2. só é possível aceder à versão que não está em conformidade a partir da versão em conformidade, ou

    3. só é possível aceder à versão que não está em conformidade a partir de uma página em conformidade, que também forneça um mecanismo para aceder à versão em conformidade

Nota 1: Nesta definição, a expressão "só é possível aceder" significa que existe algum mecanismo, tal como um redireccionamento condicional, que impede um utilizador de "chegar" (carregar) à página que não está em conformidade, a menos que o utilizador tenha acabado de vir da versão em conformidade.

Nota 2: Não é necessário que a versão alternativa corresponda, página a página, à original (por ex., a versão alternativa em conformidade pode consistir em várias páginas).

Nota 3: Se estiverem disponíveis versões de vários idiomas, serão necessárias versões alternativas em conformidade para cada idioma oferecido.

Nota 4: Podem ser fornecidas versões alternativas para acomodar diferentes ambientes de tecnologia ou grupos de utilizadores. Cada versão deverá estar o mais em conformidade possível. É necessária uma versão em conformidade total, para cumprir o requisito de conformidade 1.

Nota 5: Não é necessário que a versão alternativa em conformidade resida no âmbito de conformidade, nem mesmo no mesmo sítio da Web, desde que esteja tão disponível como a versão que não está em conformidade.

Nota 6: As versões alternativas não devem ser confundidas com o conteúdo suplementar, que suporta a página original e melhora a compreensão.

Nota 7: A definição de preferências de utilizador no conteúdo para produzir uma versão em conformidade é um mecanismo aceitável para aceder a outra versão, desde que o método utilizado para definir as preferências seja suportado por acessibilidade.

Consulte as Noções sobre Versões Alternativas em Conformidade

Ao utilizar esta técnica, a colocação de um link em conformidade com as WCAG para o conteúdo alternativo no topo da página permite que os utilizadores encontrem o link rapidamente e acedam à versão alternativa em conformidade. Para garantir que os utilizadores conseguem sempre encontrar a versão alternativa, independentemente do local onde entrarem no sítio da Web, cada página que não esteja em conformidade com o nível especificado irá incluir um link para a versão alternativa em conformidade.

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Identifique uma página que não esteja em conformidade com as WCAG no nível de conformidade especificado.

  2. Verifique se a página contém um link para uma versão alternativa em conformidade da página.

  3. Verifique se a versão alternativa é uma versão alternativa em conformidade da página original e se está em conformidade com as WCAG 2.0 no nível de conformidade especificado.

Resultados Esperados