Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G128: Indicar a localização actual nas barras de navegação

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é ajudar a orientar o utilizador, fornecendo informações sobre a localização actual através do componente de navegação da interface de utilizador. Esta técnica é especialmente útil quando as páginas Web são passos numa tarefa que têm de ser processados por ordem. Fornecer esta indicação ajuda o utilizador a compreender melhor o local onde se encontra na sequência. A localização pode ser indicada adicionando um ícone ou texto, ou alterando o estado do item.

Exemplos

Exemplo 1

Uma página Web implementa uma navegação tipo painel de separadores. Uma lista de separadores do painel é apresentada horizontalmente na página. O conteúdo actual é apresentado num painel abaixo da lista dos separadores do painel. Quando o utilizador navega até um determinado separador do painel e o selecciona, o conteúdo do painel é actualizado para reflectir o tópico do separador seleccionado. Além disso, a cor de fundo predefinida do separador seleccionado muda, e é apresentado um ícone de marca de verificação junto ao texto do painel de separadores para indicar que é o painel activo. O ícone de marca de verificação inclui uma alternativa em texto apropriada.

Exemplo 2

O esquema de uma página Web utiliza um conjunto de frames e frames. Um dos frames é designado como o frame de navegação e outro frame apresenta o conteúdo do sítio da Web. Quando o utilizador selecciona um link no frame de navegação, as informações relacionados com o link são apresentadas no frame de conteúdo. O texto para o item seleccionado no frame de navegação é actualizado com um asterisco para indicar que é o tópico seleccionado.

Exemplo 3

A barra de navegação de um sítio da Web é implementada como uma lista de links. A barra de navegação aparece em todas as páginas Web num conjunto de páginas Web. À medida que o utilizador coloca o foco sobre um determinado link, ou fica suspenso sobre o mesmo, na barra de navegação, a cor de fundo do link muda. Esta alteração no estilo da suspensão ou no foco é especificada através da folha de estilo em cascata para a página Web. Quando o foco é removido do link, o estilo é reposto para o estilo normal do link. Quando o link é activado para alterar os conteúdos da página, o link seleccionado na barra de navegação é desactivado, uma vez que o resultado de seguir este link é a página Web que está actualmente a ser apresentada. Alterar a cor de fundo fornece aos utilizadores sem problemas de visão uma notificação visual do link que devem seleccionar. Desactivar o link fornece informações a todos os utilizadores de que se trata do tópico actualmente seleccionado.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Quando o componente de navegação se repetir num conjunto de páginas Web:

  1. Verifique se é fornecida ao utilizador uma indicação do item actualmente seleccionado na unidade de navegação.

  2. Verifique se o item seleccionado corresponde ao conteúdo que está a ser apresentado.

Resultados Esperados