Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G112: Utilizar definições em linha

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que contenham texto.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma definição no contexto para qualquer palavra utilizada de uma forma invulgar ou restrita. A definição é fornecida no texto, imediatamente antes ou depois de a palavra ser utilizada. A definição pode ser incluída na mesma oração da palavra que está a ser definida, ou numa oração separada.

Exemplos

Exemplo 1: Éter

Ele acreditava que o som viajava através do éter, que era visto como uma substância que ocupava o espaço interplanetário.

Exemplo 2: Controlador

Pode ser necessário actualizar o controlador para a impressora (o controlador é software que contém instruções específicas para a impressora).

Exemplo 3: Palavras-chave W3C

Definição: As palavras-chave "tem", "não tem", "exigido", "deve", "não deve", "deveria", "não deveria", "recomendado", "pode" e "opcional" nesta especificação têm de ser interpretadas conforme descrito em RFC 2119(página em inglês).

Exemplo 4: Uma expressão idiomática japonesa definida no contexto

Este exemplo utiliza parênteses para fornecer a definição de uma expressão idiomática em japonês. A frase em japonês diz "he throws a spoon" (ele atira uma colher). Significa que não havia nada que ele pudesse fazer e que, finalmente, desistiu.

さじを投げる(どうすることもできなくなり、あきらめること)。

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Para cada palavra ou frase utilizadas de uma forma invulgar ou restrita:

  1. Verifique se a palavra é definida no texto antes ou depois da primeira ocorrência da palavra.

Resultados Esperados