Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G111: Utilizar cores e padrões

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que suportem imagens.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que, quando forem utilizadas cores diferentes para transmitir informações no conteúdo não textual, sejam incluídos padrões para transmitir as mesmas informações de um modo que não dependa da cor.

Exemplos

Exemplo 1

Um sítio da Web de bens imobiliários fornece um gráfico de barras dos preços médios das casas em várias regiões dos Estados Unidos. A barra correspondente a cada região é apresentada com uma só cor diferente e um padrão diferente. Existe contraste suficiente entre as cores únicas e as cores dos padrões para cumprir o Critério de Sucesso 1.4.1. A legenda utiliza as mesmas cores e padrões para identificar cada barra.

Exemplo 2

Um mapa online de um sistema de transportes apresenta cada itinerário numa cor diferente. As paragens em cada itinerário estão assinaladas com um ícone identificativo, tal como um losango, um quadrado ou um círculo para ajudar a diferenciar cada itinerário.

Exemplo 3

Um organigrama descreve um conjunto de passos repetidos para executar um processo. Utiliza linhas tracejadas e setas com um fundo verde para apontar para o passo seguinte do processo quando a condição especificada é aceite. Utiliza setas tracejadas com um fundo vermelho para apontar para o passo seguinte do processo quando a condição especificada falha. Existe contraste suficiente entre a linha e as cores de fundo para cumprir o Critério de Sucesso 1.4.1.

Exemplo 4

O conteúdo inclui um jogo interactivo. As peças do jogo para os 4 jogadores distinguem-se umas das outras pela cor e pelo padrão.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Para cada imagem na página Web que utilize cores diferentes para transmitir informações:

  1. Verifique se todas as informações que são transmitidas utilizando cores também são transmitidas utilizando padrões que não se baseiam na cor.

Resultados Esperados