Técnicas para as WCAG 2.0

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G110: Utilizar um redireccionamento imediato do lado do cliente

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é permitir redireccionamentos do lado do cliente sem confundir o utilizador. Preferencialmente, os redireccionamentos são implementados do lado do servidor (consulte SVR1: Implementar redireccionamentos automáticos no lado do servidor em vez de no lado do cliente (SERVIDOR) ), uma vez que um redireccionamento do lado do servidor não faz com que o novo conteúdo seja apresentado antes de o servidor enviar o conteúdo localizado no novo URI. Contudo, os autores nem sempre têm controlo sobre as tecnologias do lado do servidor; nesse caso, podem utilizar um redireccionamento do lado do cliente. Um redireccionamento do lado do cliente é implementado por código dentro do conteúdo que dá instruções ao agente de utilizador para obter o conteúdo a partir de um URI diferente. É importante que a página de redireccionamento ou a página Web apenas incluam informações relacionadas com o redireccionamento.

Exemplos

Exemplo 1: HTML: meta Refresh com um URI e Sem Tempo Limite Excedido

Em HTML 4.x e XHTML 1.x, é possível implementar um redireccionamento do lado do cliente utilizando o elemento meta : consulte H76: Utilizar meta refresh para criar um redireccionamento imediato do lado do cliente (HTML) .

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Encontre todos os links ou referências programáticas para outra página ou página Web.

  2. Para cada link ou referência programática, verifique se a página Web referenciada inclui um código (por ex., um elemento meta ou um script) que provoque um redireccionamento do lado do cliente.

  3. Para cada link ou referência programática que provoque um redireccionamento do lado do cliente, verifique se o redireccionamento é implementado sem um limite de tempo ou atraso e se a página apenas inclui informações relacionadas com o redireccionamento.

Resultados Esperados

O passo 2 é falso ou o passo 3 é verdadeiro.