Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G102: Fornecer a definição por extenso ou explicação de uma abreviatura

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que contenham texto.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer as informações necessárias para compreender uma abreviatura.

Uma abreviatura é a forma abreviada de uma palavra, frase ou nome. Para a maioria das abreviaturas, fornecer a palavra, a frase ou o nome completos é suficiente.

Algumas abreviaturas representam palavras ou frases que são "emprestadas" de um idioma estrangeiro. Por exemplo, muitas das abreviaturas normalmente utilizadas em inglês derivam de frases latinas, tal como a pequena lista de exemplos apresentada abaixo. A definição por extenso só é aqui fornecida como informação secundária. Para esta categoria de abreviaturas, é mais útil fornecer uma explicação do que a definição por extenso original, e a explicação da abreviatura é fornecida em vez da definição por extenso.

Abreviatura Definição por extenso em latim Explicação
a.m. ante meridiem antes do meio-dia; de manhã
p.m. post meridiem depois do meio-dia, à tarde
e.g. exempli gratia por exemplo
cf confer/conferatur comparar

Se as abreviaturas não necessitarem de uma definição por extenso (por exemplo, porque a definição por extenso original tem sido rejeitada pela organização à qual se refere, ou se a abreviatura se tiver tornado parte da língua), forneça uma explicação, se apropriado, ou trate a abreviatura como uma palavra que não necessita de explicação.

Exemplos

Exemplo 1: ADA

Algumas abreviaturas têm mais de um significado, e o significado depende do contexto. Por exemplo, ADA significa "American Dental Association" (Associação Dentária Americana) num contexto e "Americans with Disabilities Act" (Legislação sobre os Americanos com Incapacidades) noutro. Apenas será necessário fornecer a definição por extenso relevante para o contexto.

Exemplo 2: Abreviaturas para frases em inglês "emprestadas" do latim

Na frase seguinte, seria fornecida a explicação "por exemplo" para "e.g.": Os alunos que participam em desportos de equipa, e.g., basquetebol ou futebol, têm de definir os seus horários consoante os horários dos treinos.

Exemplo 3: ABS

Alguns idiomas (incluindo o inglês e o holandês) adoptaram o acrónimo ABS (Antiblockiersystem: anti-lock brakes) do alemão. É fornecida uma explicação (anti-lock brakes - "sistema de travagem antibloqueio"), em vez da definição por extenso.

Exemplo 4: Acrónimos sem definição por extenso

Os exemplos de acrónimos que já não têm definições por extenso incluem

Para esta categoria de exemplos, é suficiente uma breve explicação sobre o que é ou faz a organização.

Exemplo 5: Frases que já foram abreviaturas, mas que se tornaram parte da língua

A expressão holandesa "'s nachts" que significa "à noite" era originalmente uma abreviatura de "des nachts". Na língua holandesa actual, a palavra "des" já é pouco utilizada e é entendida como sendo um arcaísmo. Fornecer uma definição por extenso podia ser confuso. Não é fornecida uma definição por extenso de "'s nachts".

A expressão inglesa "o'clock" era originalmente uma abreviatura de "of the clock". Entretanto, "o'clock" tornou-se parte da língua inglesa e não é necessário fornecer uma definição por extenso.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

Para cada abreviatura existente no conteúdo,

  1. Se não existir nenhuma definição por extenso da abreviatura, é fornecida uma explicação.

  2. Se a definição por extenso da abreviatura estiver num idioma diferente do conteúdo, é fornecida uma explicação.

  3. Caso contrário, é fornecida uma definição por extenso.

Resultados Esperados