Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G1: Adicionar um link no topo de cada página para aceder directamente à área do conteúdo principal

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que incluam links.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer um mecanismo para saltar blocos de conteúdo que se repetem em várias páginas Web, passando directamente para o conteúdo principal de uma página Web. O primeiro item interactivo na página Web é um link para aceder ao início do conteúdo principal. Activar o link desloca o foco para o conteúdo principal. Esta técnica é particularmente útil quando uma página Web tem uma área de conteúdo principal, em vez de um conjunto de áreas de conteúdo de igual importância.

Nota: Os links visíveis são necessários para aqueles que navegam com um teclado, incluindo utilizadores de manípulos, os que usam técnicas que geram digitações de teclado lentas, os utilizadores de software de ampliação de ecrã, os utilizadores de leitores de ecrã que trabalham com colegas sem problemas de visão, os utilizadores que usam apenas teclado e os que navegam utilizando software de reconhecimento de voz.

Exemplos

Exemplo 1: Um jornal online

Um jornal online contém muitas secções de informação: uma função de procura, uma faixa empresarial, menus laterais, histórias de importância secundária, como contactar o jornal, etc. A notícia principal localiza-se no centro da página. O primeiro link ao qual o utilizador acede quando utiliza a tecla de tabulação para percorrer a página tem o título "Passar para a Notícia Principal". Activar o link desloca o foco visual para a notícia. Pressionar de novo a tecla de tabulação encaminha o utilizador para o primeiro link na notícia principal.

Exemplo 2: Um link para "Passar para o conteúdo principal"

Uma página Web inclui uma variedade de técnicas de navegação em cada página: um breadcrumb (trilho) de navegação, uma ferramenta de procura, um mapa do sítio da Web e uma lista de recursos relacionados. O primeiro link na página tem o título "Passar para o Conteúdo Principal". O utilizador activa o link para ignorar as ferramentas de navegação.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados

Testes

Procedimento

  1. Verifique que o link é o primeiro controlo que recebe o foco na página Web.

  2. Verifique que a descrição do link informa que acede ao conteúdo principal.

  3. Verifique que o link está sempre visível ou que fica visível quando recebe o foco do teclado.

  4. Verifique que ao activar o link, o foco se desloca para o conteúdo principal.

  5. Verifique que depois de activar o link, o foco do teclado se deslocou para o conteúdo principal.

Resultados Esperados