Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F84: Falha do Critério de Sucesso 2.4.9 devido à utilização de um link não específico, tal como "clique aqui" ou "mais" sem um mecanismo para alterar o texto do link para texto específico

Aplicabilidade

HTML e XHTML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Esta falha descreve uma condição comum em que os links, tais como "clique aqui" ou "mais", são utilizados como elementos anchor, em que é necessário ter o texto circundante para compreender a sua finalidade, e em que não existe nenhum mecanismo para tornar o destino claro por si só, tal como um botão para expandir o texto do link.

Muitas pessoas cegas que utilizam leitores de ecrã solicitam uma caixa de diálogo com uma lista de links existentes na página e utilizam-na para decidir qual o link a seleccionar. Mas se muitos dos links dessa lista indicarem simplesmente "clique aqui" ou "mais", os utilizadores não conseguirão utilizar esta funcionalidade no leitor de ecrã, que é uma estratégia de navegação fundamental. O não fornecimento de qualquer forma que permita aos utilizadores saberem o destino a partir apenas do texto do link origina uma falha no cumprimento do Critério de Sucesso 2.4.9. O mesmo acontece com os utilizadores que utilizam a tecla de tabulação para percorrer os links, pois irão ficar confusos se, à medida que percorrerem o documento, só ouvirem "clique aqui, clique aqui, clique aqui, etc.".

Exemplos

Exemplo 1

Código Exemplo:

<a href="file110.htm">Click here</a> for more information on the Rocky Mountains.

Exemplo 2

Código Exemplo:

<h2>News headlines</h2>
The middle east peace meetings have yielded fruitful dialogue. 
<a href="r4300.htm">read more</a>

Testes

Procedimento

  1. Verifique cada link existente na página.

  2. Certifique-se de que existe um link não descritivo, tal como "clique aqui" ou "mais", cuja finalidade possa ser determinada a partir do texto circundante, mas não a partir apenas do texto do link.

  3. Certifique-se de que existe um mecanismo na página que transforma todos os links não descritivos existentes na página em links descritivos.

Resultados Esperados