Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F83: Falha dos Critérios de Sucesso 1.4.3 e 1.4.6 devido àutilização de imagens em plano de fundo que não fornecem contraste suficiente com o texto em primeiro plano (ou imagens de texto)

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Esta falha ocorre quando as pessoas com baixa visão não conseguem ler o texto apresentado sobre uma imagem de fundo. Quando não existe contraste suficiente entre a imagem de fundo e o texto, as funcionalidades da imagem de fundo podem ser confundidas com o texto, dificultando a leitura precisa do mesmo.

Para cumprir os Critérios de Sucesso 1.4.3 e 1.4.6, tem de existir contraste suficiente entre o texto e o respectivo fundo. Para imagens, isto significa que é necessário existir contraste suficiente entre o texto e as partes da imagem que se parecem com o texto e que estão por trás dele.

Exemplos

Exemplo 1: Exemplo de Falha 1

Texto a preto que se sobrepõe a uma imagem com linhas a preto. As linhas atravessam-se atrás das letras fazendo com que a letra "F" pareça um "E", etc.

Exemplo 2: Exemplo de Falha 2

Texto a preto que se sobrepõe a uma imagem com áreas a cinzento-escuro. Sempre que o texto transpõe uma área a cinzento-escuro, o contraste é tão mau que não é possível ler o texto.

Testes

Procedimento

  1. Quickcheck (Verificação Rápida): Primeiro, efectue uma verificação rápida para ver se o contraste entre o texto e a área da imagem mais escura (para texto escuro) ou mais clara (para texto claro) cumpre ou excede os requisitos do Critério de Sucesso (1.4.3 ou 1.4.5). Se o contraste cumprir ou exceder o contraste especificado, não existe nenhuma falha.

  2. Se o Quickcheck for falso, certifique-se de que o fundo atrás de cada letra contrasta suficientemente com a mesma.

Resultados Esperados