Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F79: Falha do Critério de Sucesso 4.1.2 devido ao estado de foco de um componente de interface de utilizador não ser determinável de forma programática ou não existirem notificações de alteração do estado do foco disponíveis

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O facto de um componente da interface de utilizador receber foco é uma faceta particularmente importante do seu estado. Muitos tipos de tecnologias de apoio baseiam-se no seguimento do foco de teclado actual. Os leitores de ecrã movem o ponto de atenção do utilizador para o componente da interface de utilizador, e os ampliadores de ecrã alteram a apresentação do conteúdo, de modo a que o componente que recebe o foco fique visível. Se a tecnologia de apoio não for notificada quando o foco se deslocar para um novo componente, o utilizador irá ficar confuso quando tentar interagir com o componente errado.

Enquanto os agentes de utilizador costumam utilizar esta funcionalidade para controlos normais, os componentes da interface de utilizador personalizados por scripts são responsáveis por utilizar as APIs de acessibilidade para tornar as notificações e as informações sobre o foco disponíveis.

Exemplos

Um menu personalizado apresenta itens de menu de forma explícita, controlando o rato e os eventos essenciais directamente e realçando o item de menu actualmente seleccionado. O programador não expõe o item de menu que recebe o foco através da API de Acessibilidade e, como tal, a tecnologia de apoio só consegue determinar que o foco se encontra algures no menu, mas não consegue determinar qual o item de menu que recebe o foco.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Utilizando o verificador de acessibilidade para a tecnologia (ou, se não estiver disponível, verifique o código ou teste com uma tecnologia de apoio), certifique-se de que os controlos expõem o estado do foco através da API de acessibilidade.

  2. Utilizando o verificador de acessibilidade para a tecnologia (ou, se não estiver disponível, verifique o código ou teste com uma tecnologia de apoio), verifique se a tecnologia de apoio é notificada quando o foco se desloca de um controlo para outro.

Resultados Esperados