Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F77: Falha do Critério de Sucesso 4.1.1 devido àduplicação de valores do tipo ID

Aplicabilidade

Todas as linguagens de marcação baseadas em XML, incluindo HTML 4.01 e XHTML 1.x.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Esta técnica descreve uma condição de falha em que os erros de ID duplicados costumam originar problemas nas tecnologias de apoio quando estão a tentar interagir com o conteúdo. Os valores duplicados de tipo ID podem ser problemáticos para os agentes de utilizador que dependem deste atributo para transmitir de forma precisa as relações entre partes diferentes do conteúdo aos utilizadores. Por exemplo, um leitor de ecrã pode utilizar valores de ID para identificar o conteúdo do cabeçalho aplicável para uma célula de dados numa tabela de dados, ou um controlo de entrada ao qual se aplica uma determinada etiqueta. Se estes valores não forem exclusivos, o leitor de ecrã não conseguirá determinar de forma programática quais os cabeçalhos que estão associados a que células de dados ou que controlo está associado a que etiqueta ou nome.

É possível verificar se esses valores de atributo ID são exclusivos num documento validando o documento em relação ao seu esquema, uma vez que o esquema define os atributos que contêm identificadores exclusivos ao nível do documento.

Nota 1: Na maioria das linguagens de marcação, os valores ID são valores de atributo, por exemplo em HTML e XHTML.

Nota 2: Nos documentos XML que utilizam apenas o atributo xml:id como um atributo ID, é suficiente analisar o documento XML com um analisador de validação que suporte a especificação xml:id .

Exemplos

Exemplo 1

Um autor utiliza um serviço de validação online para verificar se todos os valores de atributo id são exclusivos.

Exemplo 2

Um programador utiliza funcionalidades na ferramenta de autor para garantir que os valores de atributo id são exclusivos.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se todos os valores de tipo ID são exclusivos na página Web.

Resultados Esperados