Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F73: Falha do Critério de Sucesso 1.4.1 devido àcriação de links que não são visualmente evidentes sem percepção de cores

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Esta falha ajuda a garantir que as pessoas que não conseguem distinguir diferenças de cor possam identificar links. São necessários links sublinhados ou outra distinção visual sem cores. Embora alguns links possam ser visualmente evidentes a partir do design da página e do contexto, tais como links de navegação, os links no texto, muitas vezes, distinguem-se visualmente apenas pelos seus atributos de visualização. Remover o sublinhado e deixar apenas a diferença de cor para esse tipo de links seria uma falha, porque não haveria mais nenhuma outra indicação visual (para além da cor) de que se trata de um link.

Nota 1: Se o sinal de aviso sem cor só ocorrer quando o ponteiro do rato estiver sobre o link ou quando o link receber o foco, continua a ser uma falha.

Nota 2: Se o link tiver uma cor diferente, colocá-lo a negrito não resultaria numa falha, porque o negrito não é dependente da cor.

Exemplos

Exemplo de Falha 1:

Uma página Web inclui um grande número de links no corpo do texto. Os links são estilizados de modo a não terem sublinhados e a serem muito semelhantes em termos de cor ao corpo do texto. Isto seria uma falha, uma vez que os utilizadores não seriam capazes de distinguir os links do corpo do texto.

Exemplo de Falha 2:

O código seguinte é um exemplo da remoção do sublinhado de um link numa frase ou parágrafo sem fornecer outro sinal de aviso visual para além da cor.

Código Exemplo:

<head>
<style type="text/css">
p a:link {text-decoration: none}
p a:visited {text-decoration: none}
p a:active {text-decoration: none}
p a:hover {text-decoration: underline; color: red;}
</style>
</head>

<body>

<p>To find out more about the <a href="rain_in_spain.htm">rain in spain</a>there are many resources.</p>

</body>

Nota: Se o sinal de aviso visual só for fornecido mediante o efeito hover (como no exemplo acima), continuará a falhar.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Verifique se cada link existente no texto que faça parte de uma sequência ou parágrafo (ou outra área onde possa ser confundido com texto sem links) da página está sublinhado ou, de outra forma, identificado visualmente (i.e., a negrito, itálico) como um link sem utilizar uma cor (tonalidade).

Resultados Esperados