Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F71: Falha do Critério de Sucesso 1.1.1 devido àutilização de conteúdo semelhante a texto para representar texto sem fornecer uma alternativa em texto

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta condição de falha é evitar a substituição de caracteres cujos glifos são semelhantes ao carácter pretendido, para esse carácter pretendido. O conjunto de caracteres Unicode define milhares de caracteres, abrangendo dezenas de sistemas de escrita. Embora os glifos para alguns destes caracteres possam parecer os glifos para outros caracteres na apresentação visual, não são processados da mesma forma pelas ferramentas de texto para fala.

Por exemplo, os caracteres U+0063 e U+03F2 são ambos parecidos com a letra "c", contudo o primeiro é do alfabeto ocidental e o segundo é do alfabeto grego e não é utilizado em idiomas ocidentais. Os caracteres U+0033 e U+04E0 são parecidos com o número "3", contudo o segundo é, na realidade, uma letra do alfabeto cirílico.

Nota: Esta falha também se aplica à utilização de entidades de caracteres. Trata-se do carácter incorrecto devido à sua representação de glifos que inclui uma falha e não ao mecanismo através do qual o carácter foi implementado.

Exemplos

Exemplo de Falha 1: Caracteres

Nos browsers com o suporte de tipo de letra apropriado, a seguinte palavra assemelha-se à palavra inglesa "cook", contudo é composta pela cadeia U+03f2 U+043E U+03BF U+006B, em que apenas uma é uma letra do alfabeto ocidental. Esta palavra não será processada com significação e não será fornecida uma alternativa em texto.

Código Exemplo:

ϲоοk

Exemplo de Falha 2: Entidades de caracteres

O exemplo seguinte, tal como o exemplo acima, irá assemelhar-se à palavra inglesa "cook" quando apresentado em browsers com suporte de tipo de letra apropriado. Neste caso, os caracteres são implementados com entidades de caracteres, mas a palavra continuará a não ser processada com significação e não será fornecida uma alternativa em texto.

Código Exemplo:

ϲоοk

Exemplo Prático: "ϲоοk"

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Verifique os caracteres ou as entidades de caracteres utilizadas para representar o texto.

  2. Se os caracteres utilizados não corresponderem aos caracteres apropriados para os glifos apresentados no idioma humano do conteúdo, estão a ser utilizados glifos parecidos.

Resultados Esperados