Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F62: Falha dos Critérios de Sucesso 1.3.1 e 4.1.1 devido a informações insuficientes no DOM para determinar relações específicas em XML

Aplicabilidade

Aplica-se ao Modelo de Objecto de Documento (DOM) para XML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que as páginas Web possam ser interpretadas de forma consistente pelos agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio. Se determinadas relações numa página Web forem ambíguas, diferentes agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio, podem apresentar informações diferentes aos utilizadores. Por exemplo, os utilizadores de tecnologias de apoio podem visualizar informações diferentes dos utilizadores de outros agentes de utilizador convencionais. Alguns elementos e atributos nas linguagens de marcação têm de ter valores exclusivos e, se este requisito não for cumprido, o resultado pode ser conteúdo irregular ou não determinado de forma exclusiva.

Exemplos

Exemplo de Falha 1

  • Um valor de atributo id que não é exclusivo.

  • Um documento SVG utiliza atributos id nos elementos title (para texto alternativo) para reutilizar noutras localizações. Contudo, um dos elementos title tem um id que também é utilizado noutra localização do documento e, assim, o documento é ambíguo.

  • Um documento DAISY utiliza o atributo imgref no elemento caption para associar legendas a imagens através de links. Contudo, o valor de atributo imgref não faz referência ao atributo id do elemento img ao qual pertence e, desta forma, o agente de utilizador não consegue encontrar a legenda para essa imagem.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Verifique se todos os valores id no documento (conforme definido pelo esquema) são exclusivos.

  2. Verifique se os elementos ou atributos que fazem referência a identificadores exclusivos dentro do mesmo documento têm um valor id correspondente.

Tenha em atenção que, para tipos de documento XML definidos por um DTD, isto refere-se a atributos de tipo ID, IDREF ou IDREFS. Para tipos de documento XML definidos por um W3C XML Schema, isto refere-se a elementos ou atributos de tipo ID, IDREF ou IDREFS. (Por questões de compatibilidade, os tipos ID, IDREF e IDREFS só devem ser utilizados em atributos, mas é possível utilizá-los em elementos, de acordo com XML Schema Parte 2: Datatypes Segunda Edição (página em inglês).) Para outras linguagens de esquema, verifique os mecanismos correspondentes para especificar IDs e referências a IDs.

Resultados Esperados