Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F46: Falha do Critério de Sucesso 1.3.1 devido àutilização de elementos th, elementos caption ou atributos summary não vazios em tabelas de esquema

Aplicabilidade

HTML e XHTML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é descrever uma falha que ocorre quando uma tabela utilizada apenas para um esquema inclui elementos th, um atributo summary ou um elemento caption . Isto é uma falha porque utiliza marcação estrutural (ou semântica) apenas para apresentação. A finalidade dos elementos de tabela em HTML e XHTML é apresentar os dados.

Embora não seja normalmente utilizada numa tabela de esquema, a seguinte marcação estrutural é também uma falha do Critério de Sucesso 1.3.1, caso sejam utilizados os seguintes atributos numa tabela de esquema:

As tecnologias de apoio utilizam a estrutura de uma tabela HTML ou XHTML para apresentar os dados ao utilizador de uma forma lógica. O elemento th é utilizado para marcar os cabeçalhos das colunas e linhas da tabela. Um leitor de ecrã utiliza a informação nos elementos th para ler a informação do cabeçalho que é alterada à medida que o utilizador navega na tabela. O atributo summary no elemento table fornece uma descrição textual da tabela, descrevendo a sua finalidade e função. As tecnologias de apoio disponibilizam a informação do atributo summary aos utilizadores. O elemento caption faz parte da tabela e identifica-a.

Embora as WCAG 2 não proíbam a utilização de tabelas de esquema, recomendamos as disposições baseadas em CSS para manter o significado semântico definido dos elementos da tabela em HTML e para cumprir a regra de codificação de separar a apresentação do conteúdo. Quando uma tabela é utilizada para fins de esquema, o elemento th não deve ser utilizado. Visto que a tabela não apresenta dados, não é necessário marcar quaisquer células como cabeçalhos de colunas ou linhas. Da mesma forma, não é necessária uma descrição adicional de uma tabela que é utilizada apenas para apresentar o conteúdo. Não inclua um atributo summary nem utilize o atributo summary para descrever a tabela como, por exemplo, "tabela de esquema". Quando lida, a informação não fornece o valor e só distrai os utilizadores que navegam no conteúdo utilizando um leitor de ecrã. Os atributos summary vazios são aceitáveis em tabelas de esquema, mas não são recomendados.

Exemplos

Exemplo de Falha 1

Este é um exemplo simples que utiliza uma tabela para apresentar o conteúdo num formato de três colunas. A barra de navegação está na coluna da esquerda, o conteúdo principal na coluna do meio e existe uma barra lateral à direita. No topo da página está o título da mesma. O exemplo marca o título da página como <th>, e fornece um atributo summary que indica que a tabela é uma tabela de esquema.

Código Exemplo:

                                 <table summary="layout table">
 <tr>
   <th colspan=3>Page Title</th>
 </tr>
 <tr>
   <td><div>navigation content</div></td>
   <td><div>main content</div></td>
   <td><div>right sidebar content</div></td>
 </tr>
 <tr>
   <td colspan=3>footer</td>
 </tr>
 </table>

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se o código fonte do documento HTML ou XHTML tem o elemento table .

  2. Se a tabela for utilizada apenas para dispor visualmente os elementos no conteúdo,

    1. Verifique se a tabela não contém quaisquer elementos th .

    2. Verifique se o elemento table não contém um atributo summary não vazio.

    3. Verifique se o elemento table não contém um elemento caption .

Resultados Esperados