Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F41: Falha dos Critérios de Sucesso 2.2.1, 2.2.4 e 3.2.5 devido àutilização de um meta refresh com um tempo limite excedido

Aplicabilidade

HTML e XHTML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

metahttp-equiv de actualização é muitas vezes utilizado para actualizar as páginas periodicamente ou redireccionar os utilizadores para outra página. Se o intervalo de tempo for muito curto, as pessoas cegas não têm tempo suficiente para que os seus leitores de ecrã leiam a página antes de a página actualizar inesperadamente, fazendo com que o leitor de ecrã comece a ler no topo. Os utilizadores sem problemas de visão podem também ficar desorientados com a actualização inesperada.

Exemplos

Exemplo de Falha 1

Este é um exemplo preterido que altera a página do utilizador a intervalos regulares. Os programadores de conteúdo não devem utilizar esta técnica para simular a tecnologia "push". Os programadores não conseguem prever o tempo que um utilizador vai necessitar para ler uma página; uma actualização prematura pode desorientar os utilizadores. Os programadores de conteúdo devem evitar as actualizações periódicas e permitir que os utilizadores escolham quando pretendem a informação mais actual. (O número no atributo content é o intervalo de actualização em segundos).

Código Exemplo:

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">   
  <head>     
    <title>HTML Techniques for WCAG 2.0</title>     
    <meta http-equiv="refresh" content="60" />   
  </head>   
  <body>
    ...     
  </body> 
</html>

Exemplo de Falha 2

Este é um exemplo preterido que redirecciona o utilizador para outra página após alguns segundos. Recomendamos que os programadores de conteúdo utilizem redireccionamentos do lado do servidor. (O número no atributo content é o intervalo de actualização em segundos).

Código Exemplo:

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">   
  <head>     
    <title>The Tudors</title>     
    <meta http-equiv="refresh" content="10;URL='http://example.com/'" />   
  </head>   
  <body>
    <p>This page has moved to a <a href="http://example.com/">
    example.com</a>. Please note that we now have our own 
    domain name and will redirect you in a few seconds. Please update 
    your links and bookmarks.</p>
  </body> 
</html>

Testes

Procedimento

  1. Localize os elementos meta no documento.

  2. Para cada elemento meta, verifique se contém o atributo http-equiv com o valor "refresh" (não sensível a maiúsculas e minúsculas) e o atributo content com um número (a representar os segundos) superior a 0.

Resultados Esperados