Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F36: Falha do Critério de Sucesso 3.2.2 devido àsubmissão automática de um formulário e àapresentação de novo conteúdo sem aviso prévio quando é introduzido um valor no último campo do formulário

Aplicabilidade

HTML e XHTML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Os formulários são frequentemente concebidos para submeter os dados automaticamente quando o utilizador preenche todos os campos, ou quando o foco é removido do último campo. Existem dois problemas com esta abordagem. Primeiro, um utilizador com incapacidade que necessite de mais contexto pode deslocar o foco do campo para as instruções de preenchimento do formulário, ou para outro texto, submetendo acidentalmente o formulário. O segundo problema é que, com alguns elementos de formulário, o valor do campo altera à medida que se navega para outros itens utilizando o teclado, mais uma vez submetendo acidentalmente o formulário. É aconselhável depender do comportamento de formulário padrão do botão Submeter e da tecla Enter.

Exemplos

Exemplo de Falha 1:

Este exemplo de falha submete um formulário quando o utilizador sai do último campo de um formulário de números de telefone com três campos. O formulário é submetido se o utilizador sair do campo depois de o editar, retrocedendo na ordem de tabulação. Os programadores não devem utilizar este método para submeter um formulário. Em vez disso, devem utilizar um botão Submeter, ou depender do comportamento predefinido do formulário de submeter quando o utilizador pressiona Enter num campo de texto.

Código Exemplo:

                                 
<form method="get" id="form1">
  <input type="text" name="text1" size="3" maxlength="3"> - 
  <input type="text" name="text2" size="3" maxlength="3"> - 
  <input type="text" name="text3" size="4" maxlength="4" onchange="form1.submit();">
</form> 

Exemplo de Falha 2:

Este é um exemplo que submete um formulário quando o utilizador selecciona uma opção a partir do menu, quando não existe um aviso prévio em relação a este comportamento. O formulário é submetido assim que um item do menu for seleccionado. Um utilizador de teclado não será capaz de navegar para além do primeiro item no menu. Os utilizadores cegos e os utilizadores com tremor das mãos podem enganar-se facilmente a escolher o item no menu pendente, sendo direccionados para o destino errado antes de o poderem corrigir.

Código Exemplo:

                                 
<form method="get" id="form2">
 <input type="text" name="text1">
  <select name="select1" onchange="form2.submit();">
    <option>one</option>
    <option>two</option>
    <option>three</option>
    <option>four</option>
  </select>
</form>

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Introduza os dados em todos os campos na página, a começar do topo.

  2. Introduza os dados no último campo e saia dele (utilizando a tecla de tabulação).

  3. Verifique se sair do último campo provoca uma alteração de contexto.

Resultados Esperados