Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F34: Falha dos Critérios de Sucesso 1.3.1 e 1.3.2 devido àutilização de caracteres de espaço em branco para formatar tabelas em conteúdo de texto simples

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é descrever como a utilização de caracteres de espaço em branco, tais como o espaço, a tabulação, a quebra de linha ou o símbolo de retorno, para formatar tabelas em conteúdo de texto é uma falha na utilização correcta da estrutura. Quando as tabelas são criadas deste modo, não há forma de indicar se a finalidade da célula é ser uma célula de cabeçalho, de associar as células de cabeçalho de uma tabela às células dos dados da tabela, nem de navegar directamente para uma determinada célula numa tabela.

Além disso, as tecnologias de apoio interpretam o conteúdo na ordem de leitura do idioma actual. A utilização de espaços em branco para organizar os dados numa tabela visual não fornece a informação numa ordem de leitura natural no documento de origem. Assim, a informação não é apresentada ao utilizador da tecnologia de apoio numa ordem de leitura lógica.

O texto simples não é adequado para apresentar informação complexa como, por ex., tabelas, visto que não é possível compreender a estrutura da tabela. Em vez de se utilizar a formatação visual para representar as relações dispostas em tabelas, a informação disposta em tabelas necessita de ser apresentada utilizando uma tecnologia diferente, ou de ser apresentada linearmente. (Consulte Apresentar informação disposta em tabelas em texto simples)

Exemplos

Exemplo de Falha 1

O exemplo seguinte utiliza o espaço em branco de forma incorrecta para formatar um Menu como uma tabela visual.

Código Exemplo:

Menu
         Breakfast        Lunch           Dinner

Monday   2 fried eggs    tomato soup     garden salad
         bacon           hamburger       Fried Chicken
         toast           onion rings     green beans
                         Oatmeal cookie  mashed potatoes

Tuesday   Pancakes       vegetable soup  Caesar salad
          sausage        hot dogs        Spaghetti with meatballs
          orange juice   potato salad    Italian bread
                         brownie         ice cream

Se esta tabela for interpretada e lida por um leitor de ecrã, terá a seguinte ordem [por motivos de coerência de leitura, o texto não é traduzido]:

  • Menu

  • Breakfast Lunch Dinner

  • Monday 2 fried eggs tomato soup garden salad

  • bacon hamburger Fried Chicken

  • toast onion rings green beans

  • Oatmeal cookie mashed potatoes

Esta ordem de leitura não faz sentido, visto que não existe uma estrutura na tabela para que a tecnologia de apoio possa identificá-la como tal. Se o texto refluir, ou mudar de um tipo de letra fixo para um tipo de letra variável, ou aumentar de tamanho até as linhas não caberem na página, irão surgir problemas semelhantes na apresentação visual.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se o documento contém tabelas formatadas visualmente.

  2. Verifique se as tabelas são criadas utilizando caracteres de espaço em branco para dispor os dados em tabelas.

Resultados Esperados