Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F32: Falha do Critério de Sucesso 1.3.2 devido àutilização de caracteres de espaço em branco para controlar o espaçamento numa palavra

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é descrever como a utilização de caracteres de espaço em branco, tais como o espaço, a tabulação, a quebra de linha ou o símbolo de retorno, para formatar visualmente palavras isoladas pode ser uma falha na apresentação correcta de sequências com significação. Quando os caracteres em branco são introduzidos para controlar o espaçamento entre letras numa palavra, podem alterar a interpretação da palavra ou fazer com que não seja reconhecida de forma programática como uma única palavra.

A introdução de caracteres de espaço em branco em iniciais não é um exemplo desta falha, visto que o espaço em branco não altera a interpretação das iniciais e pode facilitar a sua compreensão.

A utilização do espaço em branco entre palavras para a formatação visual não é uma falha, visto que não altera a interpretação das palavras.

Exemplos

Exemplo de Falha 1: Falha devido à adição de um espaço em branco no meio de uma palavra

Este exemplo tem espaços em branco numa palavra para espaçar as letras num cabeçalho. Os leitores de ecrã podem ler cada letra individualmente em vez da palavra "Welcome" (Bem-vindo).

Código Exemplo:

<h1>W e l c o m e</h1>

&nbsp; pode também ser utilizado para acrescentar espaços em branco, produzindo falhas semelhantes.

Código Exemplo:

<h1>H&nbsp;E&nbsp;L&nbsp;L&nbsp;O</h1>

Exemplo de Falha 2: Um espaço em branco no meio de uma palavra, alterando o seu significado

Em japonês, os caracteres Han (Kanji) podem ter várias leituras com significados muito diferentes. Neste exemplo, a palavra é lida incorrectamente porque os leitores de ecrã podem não reconhecer estes caracteres como sendo uma palavra, devido ao espaço em branco entre eles. Os caracteres significam "Tokyo" (Tóquio), mas os leitores de ecrã lêem "Higashi Kyo".

Código Exemplo:

<h1>東 京</h1>

Exemplo de Falha 3: Utilizar caracteres de quebra de linha para formatar texto na vertical

Na célula de cabeçalho de linha de uma tabela de dados contendo texto em japonês, os autores frequentemente criam texto na vertical utilizando os caracteres de quebra de linha. Contudo, os leitores de ecrã não conseguem ler correctamente as palavras no texto na vertical, visto que as quebras de linha ocorrem na palavra. No exemplo seguinte, "東京都"(Tokyo-to) lê-se "Higashi Kyo Miyako".

Código Exemplo:

<table>
<caption>表1. 都道府県別一覧表</caption>
<tr>
<td></td>
<th scope="col">(見出しセル 1.)</th>
<th scope="col">(見出しセル 2.)</th>
</tr>
<tr>
<th scope="row">東<br />京<br />都</th>
<td>(データセル 1.)</td>
<td>(データセル 2.)</td>
</tr>
・・・・・・
</table>

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Para cada palavra que pareça ter um espaçamento não padrão entre caracteres:

  1. Verifique se existem palavras no texto do conteúdo que contêm caracteres de espaço em branco.

Resultados Esperados