Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F31: Falha do Critério de Sucesso 3.2.4 devido àutilização de duas etiquetas diferentes para a mesma função em páginas Web diferentes num conjunto de páginas Web

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Os componentes que têm a mesma função em páginas Web diferentes são reconhecidos mais facilmente se forem etiquetados de forma consistente. Se os nomes não forem consistentes, alguns utilizadores podem ficar confusos.

Nota: As alternativas em texto que são "consistentes" nem sempre são "idênticas". Por exemplo, pode existir uma seta gráfica no fundo da página Web para aceder à página Web seguinte. A alternativa em texto pode indicar "Avançar para a página 4". É óbvio que não é apropriado repetir esta mesma alternativa em texto na página Web seguinte. É mais apropriado indicar "Avançar para a página 5". Embora estas alternativas em texto não sejam idênticas, são consistentes e, desta forma, não constituem falhas para este Critério de Sucesso.

Exemplos

Exemplo de Falha 1:

Um dos exemplos mais comuns da utilização de etiquetas não consistentes para componentes com a mesma função é utilizar um botão intitulado "Procurar" numa página e um botão intitulado "Localizar" noutra página, quando ambos têm uma função idêntica.

Exemplo de Falha 2:

Uma ferramenta de autor online que utiliza um botão intitulado "Guardar página" numa página e "Guardar" noutra página, em ambos os casos para a mesma função.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Num conjunto de páginas Web, localize os componentes com a mesma função que estejam repetidos em várias páginas Web.

  2. Para cada componente com a mesma função indicado no passo 1, verifique se o nome é consistente.

Resultados Esperados

Se o passo 2 for falso, aplica-se esta condição de falha e o conteúdo não cumpre este Critério de Sucesso.