Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F22: Falha do Critério de Sucesso 3.2.5 devido àapresentação de janelas que não são solicitadas pelo utilizador

Aplicabilidade

Geral.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Falha devido à apresentação de novas janelas quando o utilizador não está à espera. As novas janelas afastam o foco do que o utilizador estiver a ler ou a fazer. Isto não constitui qualquer problema se o utilizador tiver interagido com uma secção da Interface de Utilizador e estiver a contar com a apresentação de uma nova janela, tal como uma caixa de diálogo de opções. A falha acontece quando as janelas de pop-up surgem inesperadamente.

Exemplos

Exemplo de Falha 1:

Quando um utilizador navega até uma página, é apresentada uma nova janela sobre a janela existente do agente de utilizador, e o foco é deslocado para a nova janela.

Exemplo de Falha 2:

Um utilizador clica num link e é apresentada uma nova janela. O link original não tem nenhum texto associado a indicar que será apresentada uma nova janela.

Exemplo de Falha 3:

Um utilizador clica no corpo de uma página e é apresentada uma nova janela. Não existe nenhuma indicação de que a área onde o utilizador clicou possui essa função.

Exemplo de Falha 4:

Um utilizador clica no texto existente na página e é apresentada uma nova janela. A página não inclui nenhuma indicação visível de que a área onde o utilizador clicou possui essa função.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Carregue a página Web.

  2. Verifique se são apresentadas novas (adicionais) janelas.

  3. Encontre todos os elementos accionáveis, tais como links e botões, na página Web.

  4. Active cada um dos elementos.

  5. Verifique se ao activar o elemento é apresentada uma nova janela.

  6. Verifique se os elementos que abrem novas janelas dispõem de texto associado a indicar que tal vai acontecer. O texto pode ser apresentado no link, ou estar disponível através de uma associação oculta, tal como um atributo title HTML.

Resultados Esperados