Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F17: Falha dos Critérios de Sucesso 1.3.1 e 4.1.1 devido a informações insuficientes no DOM para determinar relações um para um (por ex., entre etiquetas com o mesmo id) em HTML

Aplicabilidade

Aplica-se ao Modelo de Objecto de Documento (DOM) para HTML e XHTML.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que as páginas Web possam ser interpretadas de forma consistente pelos agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio. Se forem ambíguas, diferentes agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio, podem apresentar informações diferentes aos utilizadores. Por exemplo, os utilizadores de tecnologias de apoio podem visualizar informações diferentes dos utilizadores de outros agentes de utilizador convencionais. Alguns elementos e atributos nas linguagens de marcação têm de ter valores exclusivos e, se este requisito não for cumprido, o resultado pode ser conteúdo irregular ou não determinado de forma exclusiva. Por exemplo, quando os valores de atributo id não são exclusivos, são especialmente problemáticos quando referidos por etiquetas, cabeçalhos em tabelas de dados, ou utilizados como identificadores de fragmento, uma vez que os agentes de utilizador não dispõem de informações suficientes para fornecer relações essenciais (i.e., determinar a etiqueta associada a cada item).

Exemplos

Exemplo de Falha 1

  • Um elemento label cujo valor de atributo é um idref que aponta para um id não existente

  • Um valor de atributo id que não é exclusivo

  • Um valor de atributo accesskey que não é exclusivo

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Verifique se existem valores id e accesskey no documento que não sejam exclusivos.

  2. Verifique se os valores de atributo que têm um valor idref têm um valor id correspondente.

  3. Para tabelas que utilizem o atributo axis, verifique se todos os valores indicados no atributo axis têm um valor id correspondente numa célula de cabeçalho na mesma tabela.

  4. Para mapas de imagem do lado do cliente, verifique se o valor do atributo usemap tem um valor id correspondente se o atributo usemap não for um URI.

Resultados Esperados