Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

F15: Falha do Critério de Sucesso 4.1.2 devido àimplementação de controlos personalizados que não utilizam uma API de acessibilidade para a tecnologia, ou que a utilizam de forma incompleta

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias que suportem uma API de acessibilidade.

Esta falha está relacionada com:

Descrição

Quando são utilizados controlos normais de tecnologias acessíveis, são normalmente programados de forma a utilizar e suportar a API de acessibilidade. Contudo, se forem criados controlos personalizados, cabe ao programador certificar-se de que os controlos recentemente criados suportam a API de acessibilidade. Se tal não for feito, as tecnologias de apoio não irão conseguir compreender o controlo nem como utilizá-lo, ou podem nem sequer saber da sua existência.

Exemplos

Exemplo de Falha 1

Um leitor de música foi concebido com controlos personalizados que parecem notas musicais destinados a controlar o volume, o som, etc. O programador não faz com que os novos controlos suportem a API de Acessibilidade e, como resultado, não podem ser identificados ou utilizados a partir da TA.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Utilizando o verificador de acessibilidade para a tecnologia (ou, se não estiver disponível, verifique o código ou teste com uma tecnologia de apoio), verifique se os controlos suportam a API de acessibilidade.

Resultados Esperados