Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

C25: Especificar margens e disposição em CSS para delinear áreas de uma página Web e não especificar cores de texto e de plano de fundo do texto

Aplicabilidade

Páginas que utilizem CSS.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é especificar as margens e a disposição utilizando CSS e deixar que as cores do texto e de fundo sejam apresentadas de acordo com as definições do browser do utilizador e/ou do sistema operativo. Isto permite aos utilizadores visualizarem o texto nas cores pretendidas, enquanto preserva outros aspectos da disposição e do design da página, tais como as colunas de texto, as margens à volta das secções ou linhas verticais entre um menu e a área do conteúdo principal. Também previne alguns problemas de apresentação em alguns browsers quando as páginas contêm caixas de pop-up ou menus pendentes de Javascript com as cores substituídas.

As margens e os indicadores da disposição ajudam muitas pessoas com incapacidades cognitivas, da mesma forma que a flexibilidade ajuda o texto e as cores de fundo. Por vezes, estes dois requisitos entram em conflito quando o utilizador tem de substituir a selecção de cores do autor para o texto e fundo no browser, e o browser também remove as margens e a disposição pretendida. Isto pode significar que a página é apresentada numa única coluna, com um bloco de conteúdo sob o outro, o que pode resultar em espaços em branco desnecessários e longas linhas de texto. Pode também significar que as caixas de pop-up adquirem um fundo transparente, sobrepondo o texto da caixa no texto da página, e os menus pendentes tornam-se transparentes ou adquirem um fundo cinzento-escuro. Quando um autor da Web não especifica as cores de qualquer texto e fundo, e especifica a disposição e as cores das margens, é possível, na maioria dos browsers mais conhecidos, alterar as cores do texto e do fundo sem afectar as restantes declarações CSS (especificadas pelo autor).

Exemplos

Exemplo 1

Uma página Web é concebida utilizando HTML. O CSS é utilizado para especificar as cores das margens à volta de áreas discretas da página, e para dispor o conteúdo de modo a que o menu flutue para a esquerda da área do conteúdo principal. A cor do texto e do fundo não são especificadas. O utilizador define as suas cores no browser, podendo visualizar a página com as cores e os contrastes que mais lhe agradem, sem interromper a disposição.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Abra a página Web num browser que permita aos utilizadores alterar as cores do conteúdo HTML.

  2. Altere o texto, o link e as cores de fundo nas definições do browser para que fiquem diferentes das cores actualmente definidas no browser.

    Nota: Certifique-se de que não selecciona a opção que indica ao browser para ignorar as cores especificadas na página.

  3. Regresse à página e verifique se esta apresenta o novo texto, o link e as cores de fundo.

  4. Verifique se as margens são apresentadas e se a disposição é preservada.

Resultados Esperados