Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Discernível:
Noções sobre a Directriz 1.4

Directriz 1.4: Tornar fácil aos utilizadores ver e ouvir o conteúdo, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo.

Finalidade da Directriz 1.4

Enquanto algumas directrizes se concentram em tornar a informação disponível de uma forma que pode ser apresentada em formatos alternativos, esta directriz tem por finalidade fazer com que a apresentação predefinida seja, o mais possível, fácil de perceber por pessoas com incapacidades. A atenção principal reside em tornar fácil aos utilizadores a separação da informação existente no primeiro plano e no plano de fundo. No caso de apresentações visuais, isto implica verificar se a informação apresentada sobre um plano de fundo contrasta suficientemente com o referido plano de fundo. Para apresentações áudio, isto implica verificar se os sons em primeiro plano são significativamente mais altos que os sons de fundo. As pessoas com incapacidades visuais e auditivas têm mais dificuldade em separar a informação do primeiro plano da informação do plano de fundo.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 1.4 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Utilizar tipos de letra legíveis (futuro link)

  • Verificar se o texto em imagens de texto tem, no mínimo, um tamanho de 14 pontos e um bom contraste (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo de realce bem visível para links ou controlos quando estes recebem o foco do teclado (futuro link)


Critérios de Sucesso para esta Directriz: