Noções sobre as WCAG 2.0

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Utilização de Cores:
Noções sobre o CS 1.4.1

1.4.1 Utilização da Cor: A cor não é utilizada como o único meio visual de transmitir informação, indicar uma acção, pedir uma resposta ou distinguir um elemento visual. (Nível A)

Nota: Este critério de sucesso aborda especificamente a percepção da cor. Outras formas de percepção são abrangidas na Directriz 1.3, incluindo o acesso programático à cor e a outra codificação de apresentação visual.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que todos os utilizadores possam aceder às informações que são transmitidas através de diferentes cores, ou seja, utilizando as cores, em que cada cor tem um significado próprio. Se as informações forem transmitidas através de cores diferentes numa imagem (ou outro formato não textual), a cor poderá não ser distinguida por utilizadores que sofrem de daltonismo. Neste caso, fornecer as informações transmitidas através de outro meio visual garante que os utilizadores que não conseguem distinguir as cores consigam perceber a informação.

As cores são um instrumento importante na concepção de conteúdos da Web, aumentando a sua componente estética, a sua usabilidade, a sua acessibilidade. Contudo, alguns utilizadores têm dificuldade em percepcionar as cores. As pessoas com baixa visão frequentemente denotam limitada percepção das cores, e muitos utilizadores idosos não distinguem as cores correctamente. Além disso, as pessoas que utilizam ecrãs e browsers só de texto, ecrãs e browsers de cor limitada ou monocromáticos ficarão impossibilitados de aceder à informação apresentada com base apenas na cor.

Exemplos de informação transmitida pela diferenciação da cor: “os campos obrigatórios estão a vermelho", “o erro é apresentado a vermelho" e “as vendas da Mary estão a vermelho, as do Tom estão a azul". Os exemplos de indicações de uma acção incluem: utilização da cor para indicar que um link irá abrir numa nova janela ou que uma entrada na base de dados foi actualizada com sucesso. Um exemplo de pedido de resposta seria: a utilização do realce em campos de formulários para indicar que um campo obrigatório não foi preenchido.

Nota: Isto não deverá, em caso algum, desencorajar a utilização de cores numa página, ou mesmo de codificações das cores se for redundante com outra indicação visual.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.4.1

  • Os utilizadores com baixa visão têm, frequentemente, uma percepção limitada das cores.

  • Alguns utilizadores idosos podem não conseguir distinguir as cores correctamente.

  • Os utilizadores que têm cegueira às cores beneficiam quando a informação transmitidas pela cor está disponível noutras formas visuais.

  • As pessoas que utilizam ecrãs apenas texto, de cor limitada ou monocromáticas podem não ser capazes de aceder a informação cor-dependente.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.4.1

  • Um formulário que utiliza a cor e o texto para indicar os campos obrigatórios.

    Um formulário contém campos obrigatórios e campos opcionais. As instruções no início do formulário explicam que os campos obrigatórios estão identificados com texto a vermelho e com um ícone cuja alternativa em texto refere que é "Obrigatório". Tanto o texto a vermelho como o ícone estão adequadamente associados de forma programática aos campos do formulário, para que os utilizadores de tecnologias de apoio possam determinar os campos obrigatórios.

  • Um exame.

    Os alunos visualizam uma imagem SVG de um composto químico e identificam os elementos químicos presentes com base nas cores utilizadas no diagrama. As alternativas em texto associadas a cada elemento indicam a cor do elemento e a posição do mesmo no diagrama. Os alunos que não conseguem distinguir as cores dispõem das mesmas informações sobre o composto que os seus colegas. (Esta técnica também cumpre a Directriz 1.1 Nível A.)

  • Elementos de formulário desactivados.

    Os elementos de formulário que estão desactivados através de marcação ou scripting, encontram-se acinzentados e apresentam-se inactivos perante o agente de utilizador. Quando estão desactivados, estes elementos não recebem o foco. As tecnologias de apoio podem determinar de forma programática o estado dos elementos desactivados e disponibilizar esta informação ao utilizador à medida que os elementos são encontrados na página. A alteração da cor e a perda de foco fornecem informação visual redundante sobre o estado do controlo.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.4.1 - Utilização de cores

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se for utilizada a cor de determinadas palavras, planos de fundo ou outros conteúdos para indicar informações:

  1. G14: Garantir que a informação transmitida através da diferenciação de cores está também disponível em texto

  2. G122: Incluir pistas textuais sempre que forem utilizadas pistas por cores

  3. G182: Garantir que estão disponíveis pistas visuais adicionais quando forem utilizadas diferentes cores de texto para transmitir informação

  4. G183: Utilizar uma relação de contraste de 3:1 com a envolvente ao texto e fornecer pistas visuais adicionais para o foco de links ou controlos nos casos em que estes são identificados apenas pela cor

Situação B: Se for utilizada cor numa imagem para transmitir informações:

  1. G111: Utilizar cores e padrões

  2. G14: Garantir que a informação transmitida pela diferenciação de cores está também disponível em texto

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.4.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.