Noções sobre as WCAG 2.0

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Imagens de Texto:
Noções sobre o CS 1.4.5

1.4.5 Imagens de Texto: Se as tecnologias que estiverem a ser utilizadas puderem proporcionar a apresentação visual, é utilizado texto para transmitir informações em vez de imagens de texto excepto para o seguinte: (Nível AA)

  • Personalizável: A imagem de texto pode ser visualmente personalizada de acordo com os requisitos de utilizador;

  • Essencial: Uma determinada apresentação de texto é essencial para as informações que estão a ser transmitidas.

Nota: Os logótipos (texto que faz parte de um logótipo ou marca comercial) são considerados essenciais.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é encorajar os autores, que usam tecnologias, que são capazes de obter uma apresentação visual específica que permite às pessoas que necessitam de uma determinada apresentação visual do texto efectuar o respectivo ajustamento conforme as suas necessidades. Isto inclui as pessoas que necessitam que o texto tenha um determinado tamanho de letra, uma determinada cor de primeiro plano e de plano de fundo, tipos de letra, espaçamento entre linhas ou alinhamento.

Se um autor puder utilizar o texto para obter o mesmo efeito visual, deve apresentar a informação como texto em vez de utilizar uma imagem. Se, por alguma razão, o autor não puder formatar o texto para obter o mesmo efeito, o efeito não será apresentado de forma fidedigna nos agentes de utilizador normalmente disponíveis, ou se a utilização de uma tecnologia para cumprir este critério interferir com o cumprimento de outros critérios, tais como o critério 1.4.4, então pode utilizar-se uma imagem de texto. Isto inclui casos em que uma determinada apresentação de texto é essencial para a informação que está a ser transmitida, tal como amostras-tipo, logótipos, marcas, etc. As imagens de texto podem também ser utilizadas para se poder utilizar um determinado tipo de letra que não é muito utilizado, ou que o autor não tem o direito de redistribuir, ou ainda para garantir que o texto não será pixelizado em todos os agentes de utilizador.

As imagens de texto podem também ser utilizadas nos casos em que os utilizadores podem personalizar a imagem de texto para ir ao encontro das suas necessidades.

As técnicas para cumprir este Critério de Sucesso são as mesmas do Critério de Sucesso 1.4.9, com a excepção de que só é necessário aplicá-las se a apresentação visual puder ser obtida com as tecnologias que o autor utiliza. Para o Critério de Sucesso 1.4.9, as técnicas de tipo suficiente só serão aplicáveis quando o utilizador puder personalizar o produto final.

Consulte também as Noções sobre o Critério de Sucesso 1.4.9 Imagens de Texto (Sem Excepção).

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.4.5

  • Pessoas com baixa visão (que poderão ter problemas ao ler o texto com a família de tipos de letra, tamanho e/ou cor definidos pelo autor).

  • Pessoas com problemas de fixação do olhar (que poderão ter problemas em ler texto com o espaçamento entre linhas e/ou alinhamento definidos pelo autor).

  • Pessoas com incapacidades cognitivas que afectem a leitura.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.4.5

  • Cabeçalhos Estilizados

    Em vez de utilizar imagens não vectoriais para apresentar os cabeçalhos num tipo de letra e tamanho específicos, o autor utiliza CSS para obter o mesmo resultado.

  • Imagens Geradas Dinamicamente

    Uma página Web utiliza scripting do lado do servidor para apresentar texto como uma imagem. A página inclui controlos que permitem ao utilizador ajustar o tamanho de letra e as cores do primeiro plano e do plano de fundo da imagem gerada.

  • Uma citação

    Uma página Web contém uma citação. A própria citação é apresentada em texto a itálico, indentada relativamente à margem esquerda. O nome da pessoa a quem a citação é atribuída encontra-se imediatamente a seguir, com um espaçamento de 1,5x entre linhas e com uma indentação ainda maior relativa à margem esquerda. É utilizado CSS para posicionar o texto, definir o espaçamento entre linhas e apresentar a família de tipos de letra, o tamanho, a cor e os elementos decorativos do texto.

  • Itens de navegação

    Uma página Web contém um menu com links de navegação que dispõem de um ícone e de texto para descrever a sua finalidade. É utilizado CSS para apresentar a família de tipos de letra, o tamanho e as cores do primeiro plano e do plano de fundo do texto, bem como o espaçamento entre os links de navegação.

  • Um logótipo que contenha texto

    Um sítio da Web contém o logótipo da organização no canto superior esquerdo de cada página Web. O logótipo é formado, total ou parcialmente, por texto. A apresentação visual do texto é essencial à identidade do logótipo e está incluída como imagem gif, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Representação de uma família de tipos de letra

    Uma página Web contém informação sobre uma determinada família de tipos de letra. A substituição da família de tipos de letra por outro tipo de letra inviabilizaria o objectivo da representação. A representação está inserida como imagem jpeg, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Uma representação de uma letra

    Uma página Web contém uma representação de uma letra original. A apresentação da letra no seu formato original é essencial à informação que está a ser transmitida sobre o período de tempo em que foi escrita. A letra está inserida como imagem gif, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Caracteres de texto simbólicos

    O formulário fornece uma série de botões, incluindo funções para moldar o texto e verificar a ortografia. Alguns dos botões utilizam caracteres de texto que não formam uma sequência que exprima algo em idioma humano. Por exemplo, "B" para aumentar a espessura do tipo de letra, "I" para pôr o texto em itálico e "ABC" para verificar a ortografia. Os caracteres de texto simbólicos são inseridos como imagens gif, que não permitem que as características do texto sejam alteradas. Os botões têm alternativas em texto.

  • Personalizar as definições de tipo de letra em imagens de texto

    Um sítio da Web permite aos utilizadores especificar as definições de tipo de letra e todas as imagens de texto no sítio são, então, fornecidas com base nessas definições.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.4.5 - Imagens de Texto

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.4.5

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Técnicas gerais para conteúdo não textual

  1. Identificar conteúdo informativo não textual (futuro link)

Técnicas CSS

  1. C12: Utilizar percentagens para tamanhos de letra (CSS)

  2. C13: Utilizar tamanhos de letra identificados (CSS)

  3. C14: Utilizar unidades 'em' para tamanhos de letra (CSS)

  4. C8: Utilizar letter-spacing CSS para controlar o espaçamento numa palavra (CSS)

  5. C6: Colocar conteúdo baseado em marcação estrutural (CSS)

  6. Evitar a aplicação de estilo de texto a caracteres de texto numa palavra (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 1.4.5

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.4.5 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

essencial

se removido, alterará profundamente a informação ou funcionalidade do conteúdo, e a informação e a funcionalidade não podem ser obtidas de uma outra forma para ficarem em conformidade

imagem de texto

texto que foi convertido num formato não textual (por ex., uma imagem) para se obter um determinado efeito visual

Nota: Isto não inclui texto pertencente a uma imagem que contenha outro conteúdo visual importante.

Exemplo: O nome de uma pessoa num cartão de identificação em fotografia.

texto

sequência de caracteres que podem ser determinados de forma programática, em que a sequência exprime algo em idioma humano

personalizado visualmente

o tipo de letra, o tamanho, a cor e o fundo podem ser definidos