Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Imagens de Texto (Sem Excepção):
Noções sobre o CS 1.4.9

1.4.9 Imagens de Texto (Sem Excepção):As Imagens de texto só são utilizadas por questões meramente decorativas ou quando uma determinada apresentação de texto é essencial para a informação que está a ser transmitida. (Nível AAA)

Nota: Os logótipos (texto que faz parte de um logótipo ou marca comercial) são considerados essenciais.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é permitir que as pessoas que necessitem de uma determinada apresentação visual de texto possam ajustar a apresentação do texto conforme necessário. Isto inclui as pessoas que necessitam do texto com um determinado tamanho de letra, cor de primeiro plano e de plano de fundo, família de tipos de letra, espaçamento entre letra ou alinhamento.

Isto significa implementar o texto de um modo que permita a alteração da apresentação ou fornecer um mecanismo através do qual os utilizadores possam seleccionar uma apresentação alternativa. Utilizar imagens de texto é um exemplo de implementação que não permite aos utilizadores alterarem a apresentação do texto dentro do próprio texto.

Em algumas situações, é essencial uma apresentação visual específica para a informação que está a ser transmitida. Isto significa que a informação seria perdida se não existisse essa apresentação visual específica. Neste caso, não é necessário implementar o texto de um modo que permita a alteração da apresentação. Isto inclui texto que apresente um determinado aspecto visual, tal como uma família de tipos de letra específica, ou texto que transmita uma identidade, tal como texto num logótipo de empresa.

O texto que é decorativo não requer a implementação de texto de um modo que permita a alteração da sua apresentação.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.4.9

  • Pessoas com baixa visão (que poderão ter problemas ao ler o texto com a família de tipos de letra, tamanho e/ou cor definidos pelo autor).

  • Pessoas com problemas de acompanhamento visual (que possam ter dificuldades em ler o texto com o espaçamento entre linhas e/ou alinhamento definidos pelo autor).

  • Pessoas com incapacidades cognitivas que afectem a leitura.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.4.9

  • Uma citação

    Uma página Web contém uma citação. A própria citação é apresentada em texto a itálico, com avanço à esquerda. O nome da pessoa a quem a citação é atribuída encontra-se imediatamente a seguir, com um espaçamento de 1,5x entre linhas e com um avanço ainda maior na margem esquerda. É utilizado CSS para posicionar o texto, definir o espaçamento entre linhas e apresentar a família de tipos de letra, o tamanho, a cor e os elementos decorativos do texto.

  • Itens de navegação

    Uma página Web contém um menu com links de navegação que dispõem de um ícone e de texto para descrever a sua finalidade. É utilizado CSS para apresentar a família de tipos de letra, o tamanho e as cores do primeiro plano e do plano de fundo do texto, bem como o espaçamento entre os links de navegação.

  • Um logótipo que contenha texto

    Um sítio da Web contém o logótipo da organização no canto superior esquerdo de cada página Web. O logótipo é formado, total ou parcialmente, por texto. A apresentação visual do texto é essencial à identidade do logótipo e está incluída como imagem gif, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Representação de uma família de tipos de letra

    Uma página Web contém informação sobre uma determinada família de tipos de letra. A substituição da família de tipos de letra por outro tipo de letra inviabilizaria o objectivo da representação. A representação está inserida como imagem jpeg, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Uma representação de uma letra

    Uma página Web contém uma representação de uma letra original. A apresentação da letra no seu formato original é essencial à informação que está a ser transmitida sobre o período de tempo em que foi escrita. A letra está inserida como imagem gif, que não permite que as características do texto sejam alteradas. A imagem tem uma alternativa em texto.

  • Caracteres de texto simbólicos

    Um formulário permite que os utilizadores introduzam blocos de texto. O formulário fornece uma série de botões, incluindo funções para moldar o texto e verificar a ortografia. Alguns dos botões utilizam caracteres de texto que não formam uma sequência que exprima algo em idioma humano. Por exemplo, "B" para aumentar a espessura de letra, "I" para pôr o texto em itálico e "ABC" para verificar a ortografia. Os caracteres de texto simbólicos são inseridos como imagens gif, que não permitem que as características do texto sejam alteradas. Os botões têm alternativas em texto.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.4.9 - Imagens de Texto (Sem Excepção)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.4.9

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Técnicas Gerais para Conteúdo Não Decorativo

  • Utilizar scripts do lado do servidor para redimensionar imagens de texto (futuro link)

Técnicas CSS

Falhas Comuns para o CS 1.4.9

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.4.9 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

essencial

se removido, alterará profundamente a informação ou funcionalidade do conteúdo, e a informação e a funcionalidade não podem ser obtidas de uma outra forma para ficarem em conformidade

imagem de texto

texto que foi convertido num formato não textual (por ex., uma imagem) para se obter um determinado efeito visual

Nota: Isto não inclui texto pertencente a uma imagem que contenha outro conteúdo visual importante.

Exemplo: O nome de uma pessoa num cartão de identificação em fotografia.

meramente decorativo

que serve apenas um objectivo estético, não fornecendo informação e sem qualquer funcionalidade

Nota: O texto é meramente decorativo se as palavras puderem ser reorganizadas ou substituídas sem alterar a sua finalidade.

Exemplo: A capa de um dicionário com palavras aleatórias pouco proeminentes em plano de fundo.

texto

sequência de caracteres que podem ser determinados de forma programática, em que a sequência exprime algo em idioma humano