Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Controlo do Áudio:
Noções sobre o CS 1.4.2

1.4.2 Controlo de Áudio: Se qualquer som existente numa página Web tocar automaticamente durante mais de 3 segundos, ou está disponível um mecanismo para fazer uma pausa ou parar o som, ou está disponível um mecanismo para controlar o volume do som, independentemente do volume do sistema na sua generalidade. (Nível A)

Nota: Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um utilizador de utilizar toda a página, todo o conteúdo na página Web (quer seja ou não utilizado para cumprir outros critérios de sucesso) tem de cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.

Finalidade deste Critério de Sucesso

As pessoas que utilizam software de leitura de ecrã podem ter dificuldade em ouvir a saída de voz se estiver a ser reproduzido outro áudio em simultâneo. Esta dificuldade é ainda mais acentuada quando a saída de voz do leitor de ecrã é baseada em software (tal como a maioria o é hoje em dia) e controlada pelo mesmo controlo de volume que o som. Assim, é importante que o utilizador possa desligar o som de fundo. Nota: ter o controlo do volume significa também poder reduzir o seu volume para zero.

Nota: A reprodução automática do áudio quando se entra numa página pode afectar a capacidade de um utilizador de leitor de ecrã de encontrar o mecanismo que o faz parar, uma vez que estes utilizadores navegam com o auxílio da audição e os sons que iniciam automaticamente podem interferir com essa navegação. Desta forma, não recomendamos a utilização de sons que iniciem de forma automática (sobretudo se durarem mais de 3 segundos) e recomendamos que o som inicie após uma acção iniciada pelo utilizador ao entrar na página, em vez de ser necessário que o som seja parado por uma acção do utilizador ao chegar a essa página.

Consulte também as Noções sobre o Critério de Sucesso 1.4.7 Som Baixo ou Sem Som de Fundo.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.4.2

  • As pessoas que utilizam tecnologias de leitura de ecrã conseguem ouvir o leitor de ecrã sem que existam outros sons em simultâneo. Isto é especialmente importante para as pessoas com dificuldades de audição e para aquelas cujos leitores de ecrã utilizam o volume do sistema (por isso não podem baixar o som e aumentar o som do leitor de ecrã).

  • Este Critério de Sucesso também beneficia as pessoas com dificuldades em concentrarem-se no conteúdo visual (incluindo texto) quando o áudio está a ser reproduzido.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.4.2

  • Um ficheiro de áudio inicia automaticamente assim que uma página é aberta. Contudo, o áudio pode ser parado pelo utilizador, seleccionando o link "silêncio" no topo da página.

  • Uma página Flash splash com som que toca e depois pára em menos de 3 segundos.

  • Uma página Flash splash com som que toca automaticamente inclui um controlo no topo da página que permite ao utilizador desligar o som.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.4.2 - Controlo do Áudio

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.4.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Fornecer uma preferência que abranja todo o sítio da Web para desligar o áudio e fornecer um controlo perto do início da página Web que desligue os sons que tocam automaticamente (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 1.4.2

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.4.2 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

Termos-Chave

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.