Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Nova Autenticação:
Noções sobre o CS 2.2.5

2.2.5 Nova autenticação: Quando uma sessão autenticada expira, o utilizador pode continuar a actividade sem perder dados após a nova autenticação. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é permitir que todos os utilizadores executem transacções autenticadas que dispõem de limites de tempo de inactividade ou outras circunstâncias que possam provocar o fim de sessão de um utilizador, enquanto este se encontra a meio da execução da transacção.

Por motivos de segurança, muitos sítios da Web implementam um limite de tempo de autenticação após um determinado período de inactividade. Estes limites de tempo podem provocar problemas a pessoas com incapacidades, uma vez que pode fazer com que demorem mais tempo a executar a actividade.

Outros sítios da Web terminam a sessão de uma pessoa se essa pessoa iniciar sessão no sítio da Web a partir de outro computador, ou se ocorrerem outras actividades que façam com que o sítio da Web não tenha a certeza se a pessoa ainda é a mesma pessoa legítima que iniciou sessão originalmente. Quando a sessão dos utilizadores é terminada a meio de uma transacção, é importante que lhes seja concedida a possibilidade de efectuarem uma nova autenticação e de continuarem com a transacção sem perderem quaisquer dados já introduzidos.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 2.2.5

  • Este Critério de Sucesso beneficia pessoas que possam necessitar de tempo adicional para executar uma actividade. As pessoas com limitações cognitivas podem ler devagar e necessitar de tempo adicional para ler e responder a um questionário. Os utilizadores que interagem através de um leitor de ecrã podem necessitar de tempo adicional para navegar e preencher um formulário complicado. Uma pessoa com deficiências motoras ou que navega com um dispositivo de entrada alternativo pode necessitar de tempo adicional para navegar ou preencher um formulário.

  • Nos casos em que um intérprete de língua gestual esteja a comunicar conteúdo de áudio a um utilizador que é surdo, o controlo dos limites de tempo é igualmente importante.

Exemplos do Critério de Sucesso 2.2.5

  • Saída de um sítio de Web de compras

    Um utilizador com um uso extremamente limitado das mãos iniciou sessão num sítio da Web de compras. A introdução das informações sobre o cartão de crédito na aplicação demora tanto tempo, que o tempo limite expira enquanto o utilizador está a executar o processo de saída. Quando o utilizador regressa ao processo de saída e submete o formulário, o sítio da Web apresenta um ecrã de início de sessão para efectuar a nova autenticação. Depois de o utilizador iniciar sessão, o processo de saída é reposto com as mesmas informações e na mesma fase. O utilizador não perdeu quaisquer dados, uma vez que o servidor aceitou e armazenou a submissão temporariamente, apesar de a sessão ter expirado e reposto o utilizador na mesma fase após a nova autenticação ter sido concluída.

  • Autenticação num programa de e-mail

    A autenticação num programa de e-mail expira após 30 minutos. O programa dá ao utilizador vários minutos antes de o tempo limite expirar e fornece um link para abrir uma nova janela, de modo a permitir a nova autenticação. A janela original com o e-mail em progresso permanece intacta e, após a nova autenticação, o utilizador pode enviar os dados.

  • Um questionário com um limite de tempo

    Um longo questionário numa única página da Web dispõe de informações no início que indicam que a sessão irá expirar após 15 minutos. O utilizador é igualmente informado que o questionário pode ser guardado a qualquer momento e terminado mais tarde. Na página Web, existem vários botões que permitem guardar o formulário parcialmente preenchido. Além disso, com JavaScript na lista das tecnologias de conteúdo suportadas por acessibilidade, o utilizador pode seleccionar ser alertado através de uma janela de pop-up se a sessão estiver prestes a expirar.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.2.5 - Nova autenticação

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. Fornecer opções para prosseguir sem perder os dados, utilizando uma das seguintes técnicas:

Nota: Para obter técnicas relacionadas com o fornecimento de notificações sobre limites de tempo, consulte as Técnicas para Abordar o Critério de Sucesso 2.2.1 .

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 2.2.5

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

(actualmente, não existe nenhuma documentada)

Falhas Comuns para o CS 2.2.5

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.2.5 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .