Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Colocar em Pausa, Parar, Ocultar:
Noções sobre o CS 2.2.2

2.2.2 Colocar em Pausa, Parar, Ocultar: Para informações em movimento, em modo intermitente, em deslocamento ou em actualização automática, todas as seguintes afirmações são verdadeiras: (Nível A)

  • Em movimento, em modo intermitente, em deslocamento: Para quaisquer informações em movimento, em modo intermitente ou em deslocamento, que (1) sejam iniciadas automaticamente, (2) durem mais de cinco segundos, e (3) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, existe um mecanismo para o utilizador colocar em pausa, parar, ou ocultar as mesmas, a menos que o movimento, o modo intermitente ou o deslocamento façam parte de uma actividade, na qual sejam essenciais; e

  • Em actualização automática: Para quaisquer informações em actualização automática, que (1) sejam iniciadas automaticamente e (2) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, existe um mecanismo para o utilizador colocar em pausa, parar ou ocultar as mesmas, ou controlar a frequência da actualização, a menos que a actualização automática faça parte de uma actividade, na qual é essencial.

Nota 1: Para obter requisitos relacionados com conteúdo em modo intermitente ou em modo flash, consulte a Directriz 2.3.

Nota 2: Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um utilizador de utilizar toda a página, todo o conteúdo da página Web (quer seja ou não utilizado para cumprir outros critérios de sucesso) tem de cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.

Nota 3: O conteúdo que é actualizado periodicamente pelo software ou que é transmitido ao agente de utilizador não tem obrigação de preservar ou apresentar as informações geradas ou recebidas entre o início de uma pausa e a continuação da apresentação, uma vez que tal pode não ser tecnicamente possível, e, em muitas situações, pode ser enganador fazê-lo.

Nota 4: Uma animação que ocorra como parte de uma fase de pré-carregamento ou situação semelhante pode ser considerada essencial se a interacção não puder ocorrer durante essa fase para todos os utilizadores e se a não indicação do progresso puder confundir os utilizadores e levá-los a pensar que o conteúdo está bloqueado ou danificado.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é evitar a distracção dos utilizadores durante a sua interacção com uma página Web.

"Em movimento, em modo intermitente e em deslocamento" refere-se a conteúdo no qual o conteúdo visível transmite uma sensação de movimento. Os exemplos comuns incluem imagens em movimento, apresentações em multimédia sincronizada, animações, jogos em tempo real e cotações da bolsa em deslocamento. "Em actualização automática" refere-se ao conteúdo que é actualizado ou que desaparece com base num intervalo de tempo predefinido. O conteúdo comum baseado no tempo inclui áudio, informações meteorológicas actualizadas automaticamente, notícias, actualizações dos preços das acções e mensagens e apresentações em avanço automático. Os requisitos para conteúdo em movimento, em modo intermitente e em deslocamento e para conteúdo em actualização automática são os mesmos, à excepção de que:

  • os autores têm a opção de fornecer ao utilizador um meio para controlar a frequência das actualizações, quando o conteúdo está a ser actualizado automaticamente e

  • não existe nenhuma excepção de três segundos para a actualização automática, uma vez que não faz muito sentido actualizar automaticamente por apenas três segundos e, em seguida, parar

O conteúdo que se move ou que é actualizado automaticamente pode ser um entrave para as pessoas que têm dificuldades em ler rapidamente texto parado, bem como para as pessoas que têm dificuldades em seguir objectos em movimento. Também pode causar problemas para os leitores de ecrã.

O conteúdo em movimento também pode ser uma grande distracção para algumas pessoas. Determinados grupos, particularmente os que têm perturbações de défice de atenção, acham que o conteúdo em modo intermitente distrai, o que dificulta a sua concentração noutras partes da página Web. Foram escolhidos cinco segundos, porque é tempo suficiente para captar a atenção de um utilizador, mas não é tempo a mais para que um utilizador se distraia, se for necessário utilizar a página.

O conteúdo colocado em pausa pode ser reposto em tempo real ou continuar a ser reproduzido a partir do ponto na apresentação onde o utilizador parou.

  1. Colocar em pausa e retomar ao ponto onde o utilizador parou é melhor para os utilizadores que pretendem fazer uma pausa para ler o conteúdo e funciona melhor quando o conteúdo não está associado a um estado ou evento em tempo real.

    Nota: Para obter requisitos adicionais relacionados com os limites de tempo de leitura, consulte as Noções sobre o Critério de Sucesso 2.2.1 Ajustável por Temporização .

  2. Colocar em pausa e avançar para a apresentação actual (quando a pausa é retirada) é melhor para as informações que são em tempo real ou, na realidade, de “estado”. Por exemplo, um radar meteorológico, uma cotação na bolsa, uma câmara de trânsito ou um cronómetro de leilões apresentariam informações enganadoras se uma pausa fizesse com que apresentassem informações antigas quando o conteúdo é reiniciado.

    Nota: Ocultar conteúdo teria o mesmo resultado de colocar em pausa e avançar para a apresentação actual (quando a pausa é retirada).

Nota: Os termos "em modo intermitente" e "em modo flash" podem, por vezes, referir-se ao mesmo conteúdo.

  • "Em modo intermitente" refere-se a conteúdo que provoca um problema de distracção. O modo intermitente pode ser permitido para um curto período de tempo, desde que pare (ou possa ser parado)

  • "Em modo de flash" refere-se a conteúdo que possa provocar um ataque epiléptico (se for mais do que 3 vezes por segundo e suficientemente grande e brilhante). Isto não pode ser permitido, nem mesmo por um segundo, ou poderá provocar um ataque epiléptico. E desligar o flash também não é uma opção, uma vez que o ataque epiléptico pode ocorrer mais rapidamente do que o tempo que a maioria dos utilizadores levaria a desligá-lo.

  • Normalmente, a intermitência não ocorre a velocidades de 3 por segundo ou mais, mas pode fazê-lo. Se a intermitência for mais rápida do que 3 por segundo, também poderia ser considerada um flash.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 2.2.2

  • Fornecer conteúdo que deixe de estar em modo intermitente após cinco segundos, ou fornecer um mecanismo para os utilizadores pararem conteúdo em modo intermitente permite que pessoas com determinadas incapacidades possam interagir com a página Web.

  • Uma das finalidades do conteúdo que está em modo intermitente é chamar a atenção do visitante para esse conteúdo. Embora esta seja uma técnica eficaz para todos os utilizadores com visão, pode ser um problema para alguns utilizadores se perdurar. Para determinados grupos, incluindo pessoas com um baixo grau de instrução, incapacidades intelectuais e de leitura, e pessoas com perturbações de défice de atenção, o conteúdo em modo intermitente pode dificultar, ou até mesmo impossibilitar, a interacção com o resto da página Web.

Exemplos do Critério de Sucesso 2.2.2

  • Uma animação essencial pode ser colocada em pausa sem afectar a actividade

    Um sítio da Web ajuda os utilizadores a compreender "como as coisas funcionam" através de animações que demonstram os processos. As animações dispõem de botões "Pausa" e "Reiniciar"

  • Uma cotação na bolsa

    Uma cotação na bolsa dispõe de botões "Pausa" e "Reiniciar". Colocar a cotação em pausa faz com que fique em pausa na bolsa actualmente apresentada. Reiniciar faz com que a cotação seja reposta a partir do ponto de paragem, mas com um aviso de que a apresentação está atrasada. Uma vez que a finalidade da cotação na bolsa é, normalmente, fornecer informações em tempo real, também poderá existir um botão que permitirá avançar a cotação para a acção da bolsa vendida mais recentemente.

  • Foi concebido um jogo para os utilizadores se revezarem, em vez de competirem em tempo real

    Um participante pode colocar o jogo em pausa sem invalidar o aspecto competitivo do mesmo.

  • Um anúncio online

    Um anúncio está em modo intermitente para captar a atenção dos utilizadores, mas pára após 5 segundos

  • Um pedido de formulário

    Um formulário apresenta uma seta em modo intermitente junto ao botão Submeter, se um utilizador terminar de preencher um formulário, mas não clicar no botão Submeter. A intermitência pára após 5 segundos.

  • Uma animação

    Uma animação é executada na parte superior da página, mas dispõe de um botão "Fixar animação" junto à parte inferior da animação.

  • Uma animação de "carregamento"

    Uma animação pré-carregada é apresentada numa página que requer que uma determinada percentagem de um ficheiro grande seja transferida antes de a reprodução poder começar. A animação é o único conteúdo da página e dá a instrução ao utilizador para aguardar enquanto o vídeo é carregado. Uma vez que o conteúdo em movimento não é apresentado em paralelo com outro conteúdo, não é necessário nenhum mecanismo para colocar em pausa, parar ou ocultar o mesmo, apesar de a animação poder ser executada durante mais de 5 segundos para utilizadores com ligações mais lentas.

  • Um anúncio de página inteira

    Um sítio da Web requer que todos os utilizadores vejam um anúncio de 15 segundos antes de poderem aceder a conteúdo gratuito disponível a partir do seu sítio da Web. Uma vez que todos os utilizadores têm de ver o anúncio, e como o anúncio não é apresentado em paralelo com outro conteúdo, não é necessário nenhum mecanismo para colocar em pausa, parar ou ocultar o mesmo.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.2.2 - Colocar em Pausa, Parar, Ocultar

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 2.2.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Fornecer um mecanismo para parar todo o conteúdo que está em modo intermitente numa página Web (futuro link)

  • Fornecer ao utilizador um meio para parar conteúdo em movimento, mesmo se este parar automaticamente dentro de 5 segundos (futuro link)

Termos-Chave

em modo intermitente

retroceder e avançar entre dois estados visuais, de um modo destinado a chamar a atenção

Nota: Consulte também flash. É possível que algo seja suficientemente grande e tenha uma luz intermitente suficientemente brilhante, na frequência correcta, para também ser classificado como um flash.

essencial

se removido, alterará profundamente a informação ou funcionalidade do conteúdo, e a informação e a funcionalidade não podem ser obtidas de uma outra forma para ficarem em conformidade

em pausa

interrompido a pedido do utilizador e não retomado até que seja novamente pedido pelo utilizador