Sem Temporização:
Noções sobre o CS 2.2.3
2.2.3 Sem Temporização: A temporização não é uma parte essencial do evento ou actividade apresentados pelo conteúdo, excepto para multimédia sincronizada não interactiva e eventos em tempo real. (Nível AAA)
Finalidade deste Critério de Sucesso
A finalidade deste Critério de Sucesso é minimizar a ocorrência de conteúdo que necessite de interacção temporizada. Isto permite que as pessoas cegas, as pessoas com baixa visão, limitações cognitivas ou deficiências motoras possam interagir com o conteúdo. Isto difere do Critério de Sucesso do Nível A, em que a única excepção é para eventos em tempo real.
Nota: A composição apenas por vídeo, tal como a língua gestual, é abrangida na Directriz 1.1.
Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 2.2.3
-
As pessoas com incapacidades físicas necessitam, muitas vezes, de mais tempo para reagir, escrever e executar actividades. As pessoas com dificuldades de visão necessitam de mais tempo para localizar coisas no ecrã e para ler. As pessoas cegas que utilizam leitores de ecrã podem necessitar de mais tempo para compreender as disposições do ecrã, encontrar informações e utilizar controlos. As pessoas que têm limitações cognitivas ou de linguagem necessitam de mais tempo para ler e para compreender. As pessoas surdas e que comunicam em língua gestual podem necessitar de mais tempo para ler as informações apresentadas no texto (que, para algumas pessoas, pode ser uma segunda língua).
-
Nos casos em que um intérprete de língua gestual esteja a comunicar conteúdo de áudio a um utilizador que é surdo, o controlo dos limites de tempo é igualmente importante.
Exemplos do Critério de Sucesso 2.2.3
-
Foi concebido um teste de forma que o tempo que demora a ser executado não afecte o resultado
Em vez de calibrar um teste online utilizando um limite de tempo, o teste é calibrado com base nos resultados quando os utilizadores não têm limites de tempo.
-
Foi concebido um jogo para os utilizadores se revezarem, em vez de competirem em tempo real
Um participante pode colocar o jogo em pausa sem invalidar o aspecto competitivo do mesmo.
Recursos Relacionados
Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.
(actualmente, não existe nenhum documentado)
Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.2.3 - Sem Temporização
Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.
Técnicas de Tipo Suficiente
Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 2.2.3
Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.
(actualmente, não existe nenhuma documentada)
Falhas Comuns para o CS 2.2.3
Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.2.3 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .
(Actualmente, não existem falhas documentadas)
Termos-Chave
- essencial
-
se removido, alterará profundamente a informação ou funcionalidade do conteúdo, e a informação e a funcionalidade não podem ser obtidas de uma outra forma para ficarem em conformidade
- evento em tempo real
-
evento que a) ocorre ao mesmo tempo que a visualização e b) não é totalmente gerado pelo conteúdo
Exemplo 1: Uma Webcast de um desempenho em directo (ocorre ao mesmo tempo que a visualização e não é pré-gravada).
Exemplo 2: Um leilão online em que as pessoas licitam (ocorre ao mesmo tempo que a visualização).
Exemplo 3: Indivíduos que interagem num mundo virtual utilizando avatars (não é totalmente gerado pelo conteúdo e ocorre ao mesmo tempo que a visualização).
- multimédia sincronizada
-
áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interactivos baseados no tempo, a não ser que a multimédia seja uma alternativa em multimédia para texto que esteja claramente identificada como tal