Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Alternativas em Texto:
Noções sobre a Directriz 1.1

Directriz 1.1: Fornecer alternativas em texto para qualquer conteúdo não textual de tal modo que o mesmo possa ser alterado noutras formas mais adequadas à necessidade da pessoa, tais como impressão em caracteres ampliados, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples.

Finalidade da Directriz 1.1

A finalidade desta directriz é garantir que todo o conteúdo não textual esteja também disponível em texto. "Texto" refere-se a texto electrónico, não a uma imagem composta por texto. O texto electrónico tem a vantagem exclusiva de ser uma apresentação neutral. Ou seja, pode ser apresentado visualmente, de forma auditiva, de forma táctil, ou através de qualquer combinação. Consequentemente, as informações apresentadas em texto electrónico podem ser apresentadas na forma mais adequada às necessidades do utilizador. Também podem ser facilmente ampliadas, verbalizadas, de forma a facilitar a compreensão a pessoas com incapacidades de leitura, ou apresentadas na forma táctil mais adequada às necessidades do utilizador.

Nota: Embora a alteração do conteúdo para símbolos inclua a alteração do conteúdo para símbolos gráficos para pessoas com perturbações de desenvolvimento e dificuldades de compreensão da fala, não é limitada a esta utilização de símbolos.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 1.1 (não específicas do critério de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de "noções sobre" cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Fornecer vídeos de língua gestual para ficheiros compostos por apenas áudio (futuro link)


Critérios de Sucesso para esta Directriz: