Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Ataques Epilépticos:
Noções sobre a Directriz 2.3

Directriz 2.3: Não criar conteúdo de uma forma conhecida por causar ataques epilépticos.

Finalidade da Directriz 2.3

Algumas pessoas que sofrem de ataques epilépticos podem ter um ataque provocado por conteúdo visual em modo flash. A maioria das pessoas não tem conhecimento de que sofre deste tipo de perturbação até ter um ataque. Em 1997, uns desenhos animados no Japão fizeram com que mais de 700 crianças fossem parar ao hospital, cerca de 500 delas com ataques epilépticos [EPFND]. Os avisos não funcionam bem porque, na maioria das vezes, não são vistos, especialmente por crianças que podem nem conseguir lê-los.

O objectivo desta directriz é garantir que o conteúdo que está assinalado como estando em conformidade com as WCAG 2.0 evite os tipos de flash mais prováveis de provocar um ataque epiléptico, mesmo quando visualizados por um segundo ou dois.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 2.3 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Garantir que o conteúdo não viola os limites padrão do espaço (futuro link)


Critérios de Sucesso para esta Directriz: